CORTINA BLACKOUT OU PERSIANA PARA REDUZIR O CALOR

A cortina blackout e a persiana solar são as duas melhores opções de cortinas ou persianas para reduzir o calor.

Na verdade, o uso de quase qualquer cortina já faz alguma diferença para refrescar os ambientes. Principalmente quando se usa persianas duplas ou celulares ( Veja todos os tipos de persiana aqui ), ou tecidos frescos como o linho, o tergal verão ou o tergal light.

Mas se o calor for muito grande, esses tecidos farão pouca diferença. Nesse caso é preciso optar entre a cortina blackout ou a persiana solar mesmo, para reduzir o calor consideravelmente.

Características da cortina backout

A cortina blackout bloqueia totalmente as luzes quando está fechada. Por isso ela bloqueiam também uma boa parte do calor. Mas junto com isso se perde também a vista do exterior. Isso pode ser algo positivo ou negativo, dependendo de cada caso. Às vezes a intenção é justamente deixar o ambiente bem escuro e com privacidade, para dormir por exemplo. Se essa for a situação, a cortina blackout é uma boa opção.

Clique aqui para ver cosrtinas blackout na loja.

Ela é feita de material grosso, normalmente emborrachado. Mas também pode ser encontrada em outros acabamentos, com textura de tecido mesmo. E pode também ser usada em conjunto com outras cortinas, como um voil bem leve, para amenizar seu visual mais pesado.

Clique aqui para ver cosrtinas blackout na loja.

A cortina blackout é também chamada de cortina corta sol ou corta luz, justamente pelo seu efeito fortemente bloqueador das luzes solares.

Características da tela solar

A persiana solar bloqueia a luz solar e os raios UVA e UVB, e por isso também diminui o calor dos ambientes. A diferença para o blackout é que nesse caso se trata de uma persiana, e não de uma cortina. E também é diferente o nível de visibilidade.

Clique aqui para ver persianas solares na loja.
Níveis de visibilidade da tela solar

Na cortina blackout, a visibilidade tanto de dentro pra fora quanto de fora pra dentro é sempre nula. Já na tela solar a visibilidade pode ter vários graus, de uma transparência maior até uma transparência bem pequena. E também muda o quanto se vê de dentro pra fora ou de fora para dentro. É sempre o ambiente mais claro que fica mais visível, por isso durante o dia se enxerga melhor de dentro para fora, e à noite, se as luzes internas estiverem acesas, é o ambiente interno que fica visível para quem olha do lado de fora. No outro sentido a cortina fica opaca, ou com transparência bem menor.

Clique aqui para ver persianas solares na loja.
Tipos e nomes da persiana solar

Os outros nomes usados para falar da persiana solar são tela solar ou persiana screen. E elas podem ser de vários tipos, como uma persiana rolô, romana, painel ou celular, por exemplo. (Veja todos os tipos de persiana aqui).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *