Cortinas Para Cozinha – Quando Usar e Quais Usar

Cortinas para cozinha precisam de algumas características específicas para manter a funcionalidade. E mesmo assim elas nem sempre elas são recomendadas. Veja algumas dicas:

Quando usar cortinas para cozinha

A cortina pode ser necessária quando a cozinha ficar muito aberta para o vizinho, por exemplo. Ou então quando o sol bater muito forte e por muito tempo. Pode também ser legal usar uma cortina só para deixar a cozinha mais aconchegante., inclusive. No entanto, cozinhas para cozinha não são aconselhadas quando estiverem muito próximas do fogão, por exemplo, pois nesse caso existe perigo de incêndio ou simplesmente de acumular muita gordura na cortina.

Se não for possível usar cortinas na cozinha, elas podem eventualmente ser substituídas por películas na janela, se preciso.

Escolha da cortina para cozinha

Para escolher entre os vários tipos de cortinas existentes, definindo qual será colocada na cozinha, é preciso analisar vários pontos:

Cortinas ou persianas, qual usar?

O primeiro ponto a se pensar na hora de escolher uma cortina para a cozinha é se ela vai ser uma cortina mesmo ou uma persiana. A cortina de tecido deixa a cozinha mais acolhedora e tradicional, enquanto a persiana confere visual mais moderno. Então nesse ponto o que vale é o efeito desejado. (Ver também: “Tipos de Cortinas e Persianas“).

cozinha com persiana rolô

Qual cortina usar na cozinha aberta

Também pode fazer diferença se a cozinha estiver integrada com outro ambiente. Nesse caso, o que precisa ser visto é se as janelas da cozinha estão muito próximas das janelas da sala, e se estão na mesma parede. Se for assim, o melhor é usar o mesmo tipo de cortina que for usada na sala. Portanto o ideal é pensar na escolha da cortina ideal em conjunto, para que o modelo escolhido funcione bem tanto para a sala quanto para a cozinha. Um tipo de cortina que pode funcionar bem nos dois ambientes é a persiana rolô, por exemplo.

Tecido da cortina para cozinha

cortinas para cozinha

Para usar uma cortina na cozinha, a principal questão em termos de funcionalidade é a manutenção. Isso porque a cozinha é um local onde tecidos podem se sujar facilmente, seja pelo gordura no ar ou pelo contato com mãos sujas de comida. Então o tecido da cortina deve ser impermeável ou pelo menos fácil de lavar. Então se for usada uma persiana, é importante que ela não seja de tecido absorvente, pois as persianas não são facilmente removidas e lavadas na máquina, por exemplo. As versões de madeira, PVC ou alumínio são algumas opções fáceis de manter. E mesmo os tecidos de cortinas maleáveis podem também ser impermeáveis, facilitando a limpeza e também acumulando menos sujeira.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *