COZINHA FECHADA DE 2,70 x 3,80m

Nesse projeto de cozinha fechada de 2,70 x 3,80m o foco foi criar uma solução funcional, agradável e ao mesmo tempo econômica.

Aproveitamento dos pontos existentes

Foi preciso aproveitar os pontos de elétrica e hidráulica, que já haviam sido feitos em sua maior parte. Muitos desses pontos previam a pia e o fogão na parede menor da cozinha, lá no fundo. Mas isso não só não aproveitaria bem o espaço disponível como nem estava cabendo direito. A ideia era colocar um fogão de 6 bocas no canto, e não havia espaço ao lado da janela para isso.

Então o primeiro passo foi virar o fogão de lado, para ficar na parede maior, aproveitando os pontos de gás e de energia da outra parede. Para isso, foi feito um armário suspenso na parte de cima, por onde passam os fios e também o duto de exaustão da coifa, que precisa ir até o furo existente na parede da janela. Outra opção é usar um depurador ao invés de uma coifa, para não precisar de duto e assim liberar os armários para armazenamento. (Ver também: “Diferença entre coifa e depurador“).

Uma cozinha fechada prática e funcional

A presença de uma porta de saída para o quintal quase no meio da parede maior determinou a disposição dos equipamentos. Se a geladeira ficasse na parede maior, teria que ficar na ponta da cozinha, e isso a deixaria muito longe da pia e das bancadas. Para deixar a movimentação dentro do ambiente mais ágil e funcional, a geladeira foi então colocada na parede oposta ao fogão, criando assim uma disposição triangular dos equipamentos. Assim quem estiver cozinhando fica próximo de todos os aparelhos, sem ter que andar muito. (Ver também: “Dicas para a decoração da cozinha“).

projeto de cozinha fechada

Com isso essa parede também ganhou armários e bancada, formando uma cozinha em “U”. Mas ao lado da geladeira o espaço foi reservado para colocar eletroportáteis, incluindo um purificador de água. Dessa forma eles ficam todos fáceis de serem usados, e ainda sobra bastante espaço de bancada. Foram feitas prateleiras nessa parte para manter o visual mais leve, impedindo a cozinha de ficar muito fechada.

Cantinho aconchegante para refeições

Essa disposição da cozinha deixou a parte do canto após a porta livre para a criação de um cantinho com mesa. Nesse local foram feitos bancos que podem ser usados também como armários ou baús, aproveitando melhor o espaço. E a circulação bem no meio da cozinha, que liga a porta da sala à porta do quintal, ficou totalmente livre.

projeto de cozinha fechada

Economia nos revestimentos

Além de manter os pontos existentes, evitando reformas desnecessárias, outro ponto de economia foi a escolha dos revestimentos. O piso foi coberto com cimento queimado pronto, e esse mesmo material foi aplicado na parede da pia e na parede maior. Assim a cozinha ficou com visual moderno, sem rejuntes no chão. E sem gastos com porcelanatos muito caros, que seriam os únicos que criariam esse mesmo efeito. Com isso a cozinha ficou também mais aconchegante. Isso porque o mesmo material no piso e em algumas paredes parece “abraçar” o ambiente. (Saiba mais sobre o cimento queimado pronto aqui).

Tour pela cozinha

Veja no vídeo abaixo uma explicação do projeto e um tour virtual pela cozinha fechada de 2,70m por 3,80m:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de cozinha aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *