DECORAÇÃO DE QUARTO DE BEBÊ – DICAS

A decoração de quarto de bebê é diferente da decoração de qualquer outro ambiente. Ela precisa levar em consideração que o futuro habitante será muito frágil e precisará de muitos cuidados.

Por isso o seu quartinho deve garantir sua segurança, além de ter o conforto e a funcionalidade de qualquer ambiente.

Dicas de decoração de quarto de bebê

Confira então algumas dicas de decoração de quarto de bebê, para deixá-lo funcional, seguro e muito agradável. Todo bebê merece, e os pais também.

Berço fora da janela

A posição do berço é muito importante ao projetar um quarto de bebê. E uma das questões mais essenciais ao determinar essa posição é garantir que o berço não esteja muito próximo da janela. Assim o bebê fica mais protegido do excesso de calor ou de vento, se houver.

decoração de quarto de bebê

Trocador sem batedores de cabeça

É importante que o local do trocador seja prático e funcional, pois ele é usado muitas vezes. Por isso alguns objetos devem estar bem à mão, como as fraldas, lenços de higiene ou pomadas para passar depois, por exemplo. Esses objetos podem ser colocados em prateleiras próximas ao trocador, assim ficam bem ao alcance. Por outro lado, se existirem prateleiras ou armários suspensos, é preciso tomar cuidado para não deixá-los muito próximos do trocador, para evitar de bater a cabeça do bebê ou do próprio adulto.

Segurança no mobiliário

Além de evitar acidentes e desconforto para os pais, também é importante pensar na segurança do bebê. Isso interfere muito na decoração especialmente na fase que a criança começa a andar ou engatinhar. Nessa época ela pode se machucar facilmente, por não ter entendimento nem muito controle dos seus movimentos. Então a decoração pode ser feita de maneira a reduzir os riscos. Veja aqui algumas dicas para gerar segurança para o bebê no mobiliário.

quarto de bebê amarelo com lousa

Local para um adulto dormir

Muitas vezes é importante ter um lugar para um adulto dormir no quarto de bebê. Pode ser para os próprios pais ou para algum parente que esteja cuidando do bebê durante a noite. Pode servir também para a própria criança ou para um amigo ou amiga dela, quando ela tiver crescido um pouco. Por isso é interessante reservar uma área para uma cama, mesmo que seja uma bicama sob o berço, por exemplo. Ou então pode ser uma cama com gavetas na parte de baixo, para aproveitar o espaço. Veja aqui alguns exemplos de camas de solteiro com gavetas.

Iluminação indireta e suave

A iluminação do quarto de bebê não precisa ser sempre suave. Mas é essencial que exista alguma opção de iluminação de pouca intensidade, para os momentos de fazer a criança dormir ou se acalmar. Também é bom para as visitas ao quarto no meio da madrugada para amamentar, para não acordar o bebê ainda mais ou impactar muito a vista de todos.

Essa iluminação mais suave pode ser um simples abajur ou luminária de piso com lâmpada pouco potente, por exemplo. Mas também pode ser uma luz embutida, luz com regulagem (dimmer), cordões ou luminárias decorativas com luz suave. O que importa é só que ela não seja muito forte.

Possibilidade de transformação

Ao decorar um quarto de bebê, é possível deixá-lo mais fácil de se transformar no futuro, quando a criança crescer. Isso não é obrigatório, mas ajuda a evitar gastos e dores de cabeça com reformas pesadas. E às vezes é só questão de planejar, não precisa deixar o quarto de bebê adaptado ou algo assim. Veja aqui algumas dicas para fazer um quarto de bebê que dure por muitos anos.

Escolhendo cores para o quarto de bebê

A escolha de cores é uma etapa significativa na decoração de quarto de bebê. Antigamente existia uma tendência de usar azul para meninos, rosa para meninas e amarelo ou vermelho quando não se sabia o sexo do bebê. Mas na verdade todas as cores podem ser usadas, e com isso quartos de bebês das mais variadas combinações estão sendo feitos. Até cores consideradas mais sóbrias, como cinza ou preto, por exemplo, não precisam ficar de fora da decoração infantil. E mesmo se essas cores forem usadas a decoração ainda pode ficar leve, alegre e divertida. Basta dosar bem as cores e deixar tudo equilibrado no final.

quarto de bebê cinza

Então as cores do quarto de bebê podem ser pastéis ou vivas, chamativas ou mais secas, claras ou escuras. Tudo depende do efeito pretendido, assim como em qualquer outro ambiente. (Veja mais em “Tipos de Cores“). Para ver dicas e ideias de cor do quarto de bebê, clique aqui.

Projetos de quarto de bebê

Veja abaixo alguns projetos de quartos de bebê aqui do site:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *