DICAS DE DECORAÇÃO PARA FACILITAR A LIMPEZA

Alguns móveis e materiais, ou até mesmo a disposição dos móveis podem facilitar a limpeza. Então é bom pensar nisso na hora de decorar a casa ou apartamento.

Esse cuidado se torna ainda mais importante em casas com cães ou crianças, por exemplo. São detalhes que não custam nada, e ajudam bastante no dia-a-dia.

Dicas de decoração para facilitar a limpeza

Confira alguns exemplos de soluções, móveis e materiais para facilitar a limpeza da casa:

  • Móveis suspensos ou bem afastados do chão

móveis para facilitar a limpeza - rackClique para ver na loja.

Quanto mais afastados do chão estiverem os móveis, mais fácil fica de limpar. O rodo, vassoura ou aspirador passa pela parte de baixo sem dificuldade, e a poeira não fica acumulada. Isso pode ser conseguido pelo uso de móveis suspensos, que ficam presos na parede liberando o chão, ou com peças que tenham pés mais longos.

móveis para facilitar a limpeza - rack/bar suspensoClique para ver na loja.

  • Tecidos impermeáveis

Os tecidos impermeáveis também facilitam a limpeza. Primeiro porque não absorvem muita sujeira, e segundo porque são fáceis de limpar. Normalmente basta passar um pano úmido. São então uma ótima opção para estofados em casas com cães, gatos ou para pessoas com alergias.

tecidos para facilitar a limpeza - couro sinteticoClique para ver na loja.

Os tecidos podem ser impermeabilizados periodicamente com produtos específicos, ou podem já ser do tipo impermeável, para facilitar ainda mais. O couro sintético é um tipo de tecido impermeável, e também alguns tecidos vendidos com o próprio nome de “tecido impermeável”, como os da linha Acquablock, por exemplo.

  • Cores e materiais que não ficam com marcas

Alguns materiais e cores logo ficam manchados, como cerâmicas e porcelanatos muito claros. Outros ficam com marcas de dedos, como mesas de vidro. Se a intenção for aumentar a praticidade de limpeza ao máximo, é melhor usar cores escuras e revestimentos que não marcam. Não é uma questão de esconder a sujeira, e sim as manchas, que podem aparecer nos pisos e paredes claras mesmo quando elas estão limpas.

  • Sem cantos difíceis de acessar

Outra forma de evitar o acúmulo de sujeira, especialmente de pêlos de animais e poeira, é evitar a formação de cantos muito pequenos. Por isso os móveis não devem ficar muito próximos uns dos outros ou das paredes, a ponto de formar frestas muito estreitas, difíceis de alcançar na hora de limpar.

  • Móveis sem partes altas para limpar

Os armários altos, quando não encostam no teto, acumulam sujeira na parte de cima. E esse é um local difícil de alcançar, por isso a limpeza fica menos prática. O ideal, então, para facilitar a limpeza, é que os armários sejam baixos, ou que cheguem até o teto.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *