DICAS DE DECORAÇÃO PARA CRIAR AMBIENTES PRÁTICOS

Algumas soluções de decoração e mobiliário podem deixar os ambientes mais práticos e funcionais. É só uma questão de pensar nesse aspecto na hora de fazer as compras e organizar os espaços.

Alguns tipos de revestimentos, móveis e acessórios deixam a casa mais fácil de limpar e de manter. Outros aumentam o conforto e a praticidade na hora de utilizá-los.

Como gerar praticidade na decoração

Veja algumas dicas para aumentar a praticidade e a funcionalidade dos ambientes:

  • Sem vãos muito pequenos entre os móveis e a parede ou piso

Os espaços livres muito pequenos entre os objetos acumulam muita poeira. Por isso na hora de limpar acaba sendo preciso tirar tudo do lugar para limpar os cantos e então colocar tudo de volta. Mas é possível evitar o surgimento desses pequenos cantos com móveis sob medida, presos na parede, e com camas e armários que tenham bastante espaço entre a base e o chão ou que fiquem totalmente encostados. Vãos com cerca de 20 ou 30 cm podem ser limpos com vassouras e aspiradores, por isso apenas os espaços de até cerca de 10 cm são mais complicados.

  • Tecidos impermeáveis

capa impermeável para colchãoCapa impermeável para colchão – Clique para ver na loja.

Os tecidos impermeáveis são mais fáceis de limpar e mancham com menos frequência. Alguns deles podem ser limpos apenas com um pano úmido, e outros apenas retêm um pouco menos a umidade. Os tecidos totalmente impermeáveis são uma boa opção para usar em sofás e caminhas de cães, por exemplo. Assim a manutenção fica mais simples. Saiba mais sobre os tipos de tecidos para o sofá aqui.

decoração prática - capa para sofáCapa impermeável para sofá – Clique para ver na loja.

Existe também a possibilidade de cobrir colchões ou sofás existentes com capas de proteção impermeáveis. Para o sofá, o mais fácil é usar capas que ficam apenas sobre o assento e o encosto, para não ter que fazer capas personalizadas exatamente do tamanho do sofá. Outra opção é aplicar produtos de impermeabilização de tecidos. Porém estes precisam ser reaplicados periodicamente para continuarem funcionando.

  • Cubas com acessórios

decoração prática - cuba de cozinha com acessóriosClique para ver cubas de cozinha na loja.

Quanto maior for a cuba da cozinha, mais confortável seu uso. Mas existe também outra questão que pode aumentar sua funcionalidade, que é a presença de acessórios. Eles facilitam a tarefa de preparar alimentos e manter a bancada organizada. Podem ser usados cestos ou tábuas de corte diretamente na cuba, por exemplo, sem sujar a bancada. Saiba mais sobre os acessórios para cubas de cozinha aqui.

  • Torneiras ou misturadores flexíveis na cozinha

decoração prática - torneira flexívelTorneira flexível – Clique para ver na loja.

Algumas torneiras de cozinha são fixas, outras se movimentam na horizontal e outras são ainda mais flexíveis, podendo ser movimentadas em qualquer direção. Quanto maior for a possibilidade de movimento da torneira, mais fácil fica para lavar a louça e a própria cuba, pois nenhum canto fica difícil de ser alcançado. E o preço não precisa ser muito maior para ter essa funcionalidade. Clique aqui para ver torneiras e misturadores flexíveis na loja.

  • Armários não muito altos

Armários muito altos aproveitam o espaço, mas ficam difíceis de serem acessados. Se for possível, o melhor é utilizar bem os espaços mais baixos, com móveis de dupla função, armários escondidos, antes de usar a parte mais alta da parede. Podem existir armários altos, estantes ou armários suspensos, mas a altura limite para manter certo conforto na hora da utilização é de aproximadamente 2 metros. Essa medida depende também da altura das pessoas do local. Acima disso é preciso usar bancos ou escadas, o que deixa o uso bem menos prático.

Outro detalhe importante relativo à altura dos armários é o tipo de porta a ser utilizado em armários superiores da cozinha. Os armários mais altos não devem ser feitos com portas basculantes, que são aquelas que abrem para cima. Isso porque o puxador pode ficar fora do alcance dos braços quando está aberto. Se isso acontecer, é preciso usar portas de correr ou de abrir para o lado, pois elas ficam na mesma altura quando aberta.

  • Cama desencostada da parede

Um detalhe na hora de posicionar a cama no ambiente pode fazer muita diferença em relação à praticidade. Em algumas situações não existe espaço para isso, mas o ideal seria deixar a cama encostada na parede apenas na parte da cabeceira, deixando as duas laterais livres. Isso facilita na hora de arrumar a cama.

  • Armários de canto funcionais

O canto formado entre dois armários não é muito prático, pois deixa os objetos um pouco fora do alcance. Mas isso pode ser evitado ao reduzir a quantidade de cantos nos armários, ou então usando armários de canto mais funcionais. Alguns exemplos são o armário em L com prateleiras abertas, o armário de canto com prateleiras giratórias ou o armário de canto com prateleira  retrátil. Veja alguns exemplos de armários de canto funcionais aqui.

decoração prática - armário de canto abertoArmário de canto – Clique para ver na loja.

  • Acessórios para o sofá

Além da capa de proteção, o sofá pode ter outros acessórios que aumentam a praticidade. Alguns exemplos são o apoiador de copos e porta-controle remoto para colocar no braço do sofá, ou o apoio para notebook. Saiba mais aqui.

decoração prática - apoio de copos para sofáApoio de copos para sofá – Clique para ver na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *