DICAS PARA APROVEITAR O ESPAÇO – PARTE 1

Muitas vezes achamos que não temos espaço ou armários suficientes, ou então o ambiente fica tomado por móveis para guardar todos os objetos enquanto alguns cantos e móveis poderiam ser melhor aproveitados.

São sacadas criativas que deixam a decoração mais divertida e versátil, criam sensação de amplitude ao liberar outras áreas e com isso deixar o visual mais leve, ou simplesmente permitem a utilização de espaços que a princípio pareciam perdidos.

Dica 1: Estante na lateral das divisórias ou painéis

Ao invés de deixar as aberturas na frente do móvel, criando uma estante tradicional, é possível aproveitar a lateral dessas peças, deixando assim os objetos mais resguardados e liberando a superfície da frente para colocar quadros, nichos, prateleiras ou a TV.

Dicas para aproveitar o espaço - estante lateral painelImagem: Bedroom Wise

Dica 2: Mesa de parede retrátil

A mesa de parede pode ser recolhida e a bancada vira a porta do armário, aproveitando o mesmo local para fazer refeições rápidas e armazenar objetos ou alimentos, por exemplo. E o fato de poder ser fechada deixa a circulação mais livre em alguns momentos.

mesa-de-parede-tecno-mobili-madeiramadeiraMesa de parede com estante – Clique aqui para ver na loja.

Dica 3: Aproveitar a área ao redor da janela

A parede em volta da janela costuma ficar vazia, porém ela pode se transformar em estante ou armário, e na parte logo em frente À abertura fica interessante colocar um baú ou outro tipo de móvel que possa ser usado como assento, criando um cantinho aconchegante para aproveitar a vista. Isso não deve ser feito, no entanto, se existirem crianças ou animais de estimação em casa, a não ser que sejam colocadas redes de segurança.

estante janela - premium vietnamImagem: Premium Vietnam

Dica 4: Móveis transformáveis

A grande vantagem dos móveis com mais de uma função, especialmente quando eles são transformáveis, ou seja, em um momento serve para uma finalidade e depois para outra, é que o mesmo espaço pode ser usado para mais de uma função. A área necessária pode ser reduzida pela metade ou até mais. Mas é importante checar se as duas funções não precisam estar disponíveis ao mesmo tempo, para não dificultar o uso ao invés de facilitar ao optar pelas peças multifuncionais. Existem os móveis mais conhecidos, como sofás-camas de vários tipos, até os mais inovadores como a tábua de passar que também é um espelho ou até móveis feitos para pessoas e pets ao mesmo tempo. Veja mais móveis multifuncionais para pequenos espaços aqui.

Móveis multifuncionais - tábua espelhoImagem: Smutiujas

Dica 5: Móvel pintado na parede

A parte de baixo de aparadores e buffets pode ser apenas pintada na parede, colocando-se uma prateleira com fixação embutida na parte onde seria a bancada. Isso permite que a profundidade seja bem pequena, e que outros móveis fiquem mais próximos do que ficariam se existissem os pés de apoio.

aparador pintado - oficina de arquiteturaImagem: Oficina de Arquitetura

Dica 6: Cozinha embutida no armário

Ao embutir os utensílios de cozinha em um armário, com versões compactas de cada eletrodoméstico, é possível colocá-la no meio da sala, por exemplo, já que ela fica escondida quando o armário está fechado. Essa solução permite então, além da redução do tamanho da cozinha, que ela aproveite o espaço de circulação de outro ambiente para ser utilizada.

Dicas para aproveitar o espaço -cozinha no armárioImagem: Culshaw Bell

Dica 7: Cama no alto

Sempre que o pé-direito de um ambiente é alto (com mais de 2,80m aproximadamente) podemos começar a pensar em objetos e móveis que aproveitem essa altura, liberando área do piso. E a cama ocupa bastante espaço, portanto quando está no alto pode fazer bastante diferença nesse sentido.

Dicas para aproveitar o espaço - cama no altoImagem: Scandinavian Spaces

Dica 8: Usar a área sobre a caixa do vaso sanitário

Em banheiros com vasos que tenham caixa acoplada, a área da parede sobre ele pode ser usada para colocar armários feitos especialmente para essa finalidade. Sem a caixa não é aconselhável fazer isso, pois a chance de se bater a cabeça ao se levantar seria muito grande.

coluna caixa acoplada mbArmário para caixa acoplada – Clique aqui para ver na loja.

Dica 9: Estante no pé das mesas

As mesas e às vezes até outros móveis, como sofás ou cadeiras, precisam de algum tipo de apoio. Esse apoio pode ganhar apenas um pouco mais de peças e se transformar em pequenas estantes, deixando a peça mais útil e também mais robusta e diferenciada.

Dicas para aproveitar o espaço - mesa com estanteImagem: Space Savers

Dica 10: Cadeiras guardadas na estante

Nessa estante com vãos na mesma forma das cadeiras é possível deixá-las embutidas, como se não existissem, e retirar apenas quando elas forem necessárias, sem impedir a livre circulação nos outros momentos.

Dicas para aproveitar o espaço - cadeiras na estanteImagem: Orla Reynolds

Dica 11: Gavetas ou baús nas escadas

Usar o espaço das escadas para algo além de simplesmente subir e descer não é mais novidade, e isso pode ser feito de várias formas, sendo uma das mais simples e eficientes o uso do espaço dos degraus como armários, abertos na parte de cima como baús ou na frente como gavetas.

Dicas para aproveitar o espaço - gavetas na escadaImagem: HGTV

Dica 12: Dividir o armário da cozinha em muitas partes

Embora seja mais econômico deixar os vãos dos armários mais livres, com menos divisões, fica mais fácil de acessar os objetos em móveis com separações feitas de acordo com cada elemento que precisa ser armazenado. Isso porque para aproveitar melhor o espaço de um vão maior os objetos acabam sendo empilhados, e para pegar os do fundo ou de baixo acaba sendo bem mais complicado. E a cozinha é um ótimo lugar para aproveitar essa dica, já que é um lugar com muitos objetos pequenos e que requer muita funcionalidade.

Dicas para aproveitar o espaço - armário divididoImagem: AZ Home Plan

Dica 13: Bancadas embutidas

Em cozinhas muito pequenas, no bar ou até mesmo na estante da sala, por exemplo, para apoiar o notebook, pode ser interessante criar uma bancada embutida, que nada mais é do que uma prateleira com corrediça. Ela fica guardada na maior parte do tempo, liberando a passagem, mas pode ser usada de vez em quando como área de trabalho. Mas em qualquer um desses casos deve ser usada corrediça telescópica, que aguenta mais peso, pois temos a tendência de apoiar os cotovelos sobre a prateleira.

Dicas para aproveitar o espaço - bancada retrátil

Imagem de capa: Modern Home Design

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

7 comentários em “DICAS PARA APROVEITAR O ESPAÇO – PARTE 1”

  1. Estou precisando fazer um quarto para um bebê de 2 anos e 1 menino de 14 anos. O quarto tem aproximadamente 11m². Você tem alguma ideia? O quarto já tem um guarda-roupa de canto de 4 portas.

    1. Olá, Alessandra. Minha dica é aproveitar o espaço vertical, provavelmente para fazer uma das camas, além de prever a substituição da mini-cama do pequeno de 2 anos por uma cama normal, futuramente. Esse quarto aqui é um exemplo de projeto com essas preocupações. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *