DICAS PARA COMPRAR CORTINAS PRONTAS

As cortinas prontas têm vantagens e desvantagens em relação às cortinas sob medida. Entenda quais são:

Cortinas prontas x cortinas sob medida

Cortinas prontas, assim como qualquer tipo de móvel ou peça pronta, são mais baratas do que as versões sob medida. E isso não tem a ver necessariamente com a qualidade do produto. Tem a ver, na verdade, com o fato de que as cortinas prontas são feitas por produção industrial em larga escala. Ou seja, elas são fabricadas em grande quantidade. Por isso podem ser vendidas a preços menores do que as cortinas – ou qualquer outra peça – que seja feita artesanalmente, apenas para uma situação específica. Essa é, então, sua principal vantagem.

Já a desvantagem da cortina pronta em relação à cortina sob medida é que ela não tem a instalação inclusa no preço. Por isso você mesmo deve parafusar as peças na parede. Além disso, para usar as cortinas sob medida, é preciso achar cortinas que sejam do tamanho certo para a janela ou porta, e sem sempre isso é possível. Cortinas ou persianas embutidas dentro do vão da janela, por exemplo, costumam ter medidas muito específicas, e por isso difíceis de serem encontradas em peças prontas.

persianas e cortinas prontas
Clique aqui para ver cortinas na loja, ou aqui para ver persianas.

Dicas para escolher cortinas prontas

Para procurar cortinas prontas, as medidas que importam são a da largura e altura que a cortina precisa ter. Não é, então, apenas a medida da janela.

Como saber a medida da cortina

Para saber se o tamanho de uma cortina pronta dá certo na janela, é preciso saber a altura e largura dessa janela, assim como a distância em relação ao chão.

Altura da cortina

A cortina pode ficar logo acima da janela, ou então pode ir até o teto. O melhor normalmente é prender o varão logo acima da janela, pois mais no alto pode ser que seja uma viga estrutural. E se esse for o caso, fica bem mais difícil de fazer os furos na parede.

Por isso, na hora de escolher a cortina, já deve ter sido tomada a decisão de onde ela será colocada. E então devem ser anotadas as medidas que ela deve ter. Se ela ficar logo acima da janela, é preciso que a cortina tenha 10cm a mais que a janela, nesse local. E na parte de baixo, ela pode ter também 10cm a mais do que a janela, ou a medida que se quiser, até chegar no chão.

Largura da cortina

Na largura, também é importante lembrar de acrescentar 10cm de cada lado da janela, para chegar à medida total que a cortina deverá ter. Esses 10cm a mais em todos os lados são importantes para deixar a janela realmente coberta, sem que a luz passe pelos lados.

tamanho das cortinas prontas

A medida que vem na embalagem

Existe ainda outro detalhe que pode confundir na hora de fazer a compra: Na embalagem e nos sites costuma vir indicada a largura total de cada peça de cortina, com ela esticada. A não ser que seja uma persiana, pois nesse caso existe só uma medida mesmo. Mas se for uma cortina de tecido, a medida de largura indicada na embalagem deve ser maior do que a largura medida na janela, mesmo acrescentando os 10cm. (Veja também: Tipos de Cortinas e Persianas).

tamanho da cortina

Então a medida indicada na embalagem deve ser maior do que a medida que se tem em mãos, que seria dela, esticada, para que a cortina continue com o tecido sanfonado mesmo quando estiver fechada.

Exemplo:

Se a largura da janela for de 1,20m, por exemplo, a largura da cortina esticada seria de 1,40m (com os 10cm de cada lado já acrescentados). Mas a medida da cortina de tecido, para não ficar totalmente reta e esticada quando estiver fechada, deve ser de pelo menos 1,60m, aproximadamente, e idealmente cerca de 1,70 ou 1,80m.

Na dúvida, é melhor que a cortina de tecido seja um pouco maior do que menor, na largura, porque ficar com mais folga e mais tecido nas laterais é melhor do que faltar tecido.

Clique aqui para ver cortinas na loja, ou aqui para ver persianas.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *