DICAS PARA DECORAR UMA CASA ALUGADA

Decorar uma casa alugada ou um apartamento alugado é diferente de decorar um apartamento ou casa própria, pois nem sempre é possível fazer muitas alterações e também não compensa investir demais se não for para ficar lá por muito tempo.

Ideias para decorar a casa alugada

Existem então algumas maneiras de decorar uma casa alugada sem comprometer demais o imóvel ou perder dinheiro. Elas consistem basicamente em usar móveis e revestimentos soltos ao invés de fixos, para poderem ser reaproveitados no caso de uma eventual mudança e também não comprometerem o imóvel, e também em cobrir revestimentos ao invés de trocar, para evitar o quebra-quebra desnecessário.

Veja alguns exemplos de soluções e materiais ideais para decorar a casa alugada:

  • Deck removível

O deck removível é feito com placas de madeira ou de plástico soltas, que podem ser usadas separadamente ou encaixadas umas às outras, e apenas se apoiam no piso, sem serem coladas. Essas placas são muito usadas em jardins, para fazer caminhos entre as pedras ou pedriscos, mas também podem revestir pisos ou paredes inteiros. E por serem removíveis, não danificam os revestimentos existentes e podem ser eventualmente reaproveitadas. Saiba mais sobre o deck removível aqui.

deck eco wood cacau - mbDeck removível – Clique para ver na loja.

  • Piso vinílico removível

O tipo de piso vinílico mais atual, conhecido como “click”, consiste em placas flexíveis emborrachadas que se encaixam umas às outras nas laterais e não precisam ser coladas nem entre si e nem no piso. E além de serem removíveis e reaproveitáveis, o que já é uma vantagem na hora de decorar uma casa alugada, o piso vinílico pode ser instalado sobre pisos existentes, caso eles estejam bem lisos, evitando assim quebradeiras desnecessárias.

  • Móveis prontos ao invés de móveis sob medida

Em um apartamento ou casa alugada é sempre vantagem usar móveis soltos ao invés de móveis fixos, caso se queira levar os móveis para outro local. E além disso, é interessante que eles sejam prontos, pois móveis prontos costumam ser mais baratos do que móveis feitos sob medida, devido à produção em larga escala. Se a ideia for investir pouco e mesmo assim ter resultados interessantes, os móveis prontos são uma boa pedida, contanto que sejam escolhidos com critério, de acordo com as medidas do local. Saiba mais sobre a diferença de utilização de móveis soltos e móveis sob medida aqui.

  • Divisões de ambientes com biombos ou móveis soltos

Para dividir ambientes, nem sempre é preciso fazer uma parede. Às vezes, e principalmente em uma casa alugada, pode ser suficiente dividir os espaços apenas parcialmente, com um biombo ou com um móvel, como uma estante ou um armário por exemplo. Dessa forma o gasto fica menor, e o imóvel alugado não é afetado definitivamente. Saiba como dividir ambientes com móveis aqui.

decorar casa alugada - estante caracol branca - mbEstante dividindo ambientes – Clique para ver a estante na loja.

  • Adesivos decorativos para não furar a parede

Uma casa alugada costuma ser devolvida como foi encontrada, ou seja, se não tiver furos e pregos na parede, ela precisará ser entregue da mesma forma no final da locação. E para evitar ter que ficar tapando buracos e mexendo na pintura, podem ser usados adesivos, que podem vir na forma de papéis com imagens, tecidos, espelhos ou painéis. Os ganchos de parede também podem ser adesivos ao invés de serem parafusados nas paredes e portas, contanto que a superfície onde ele vai ser colado seja lisa e sem umidade, para ficar bem aderente.

adesivo cabeceira mbClique para ver adesivos decorativos na loja.

  • Porcelanato mais fino para cobrir revestimentos existentes

 Se a ideia for cobrir o revestimento existente de madeira definitiva, mas sem ter que arrancar tudo antes de colocar o revestimento novo, existem várias opções, como o porcelanato líquido, o piso vinílico, os pisos cimentícios, ou até mesmo a pintura, aplicando massa e tinta sobre azulejos, por exemplo. (Saiba como cobrir revestimentos cerâmicos existentes aqui). E existe também um tipo de porcelanato mais fino do que o normal, feito especificamente para cobrir revestimentos existentes, que é conhecido como porcelanato slim. Saiba mais sobre ele aqui.

  • Alterando a iluminação da casa alugada

Caso aconteça do apartamento ou da casa alugada ter poucos pontos de iluminação no teto, ou então não ter pontos de iluminação em lugares específicos onde você gostaria que tivesse, não precisa sair mexendo no forro ou deixando os fios aparentes. Você pode usar luminárias de piso ou de mesa, que podem ser ligadas na tomada, ou então usar luminárias adesivas de led, que funcionam à pilha e não precisam de fios. Tudo para não ter que mexer na casa alugada, e mesmo assim deixá-la como for preciso. Na área externa, se for um local de incidência de sol, podem ser colocadas luminárias solares, que também funcionam sem precisar de fios. Saiba mais sobre as luminárias solares aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *