DICAS PARA ESCOLHER O FOGÃO

Existem fogões de vários tipos, cores e tamanhos, por isso a hora de escolher pode ser confusa. Veja então algumas dicas para escolher o fogão ideal:

Fogão ou cooktop, qual usar?

A primeira decisão a ser tomada é se vai ser usado mesmo um fogão, e não um cooktop. O cooktop é apenas a parte das bocas do fogão, sem forno. (Veja também: “Tipos de cooktop“). Ao utilizar um cooktop, a vantagem é que o forno pode ficar mais alto, em uma torre de eletrodomésticos por exemplo. Assim seu uso fica mais fácil.
Além disso, o cooktop confere um visual mais leve à decoração. Mas isso sai mais caro, portanto vale mais a pena se o forno for bastante usado.

Cor do fogão

As opções de cores mais comuns do fogão são o branco, o preto e o inox. Para escolher, o importante é que exista uma harmonia de cores na cozinha como um todo. Não é preciso, então, que todos os eletrodomésticos sejam da mesma cor. Um fogão branco pode ser usado em conjunto com eletrodomésticos de inox, por exemplo, pois ele costuma ter inox em alguns detalhes. Mas é preciso, nesse caso, que os armários ou outros elementos sejam também brancos, para integrar o branco do fogão.

comprar fogão
Clique para ver na loja.

De forma geral, o fogão branco é mais simples e discreto, enquanto o de inox tende a valorizar o visual. Já o preto tem um aspecto mais arrojado, sóbrio e elegante.

Tamanho do fogão

Um fogão pode ter 4, 5 ou 6 bocas. Quando tem 4, sua largura é de 50 a 60cm, e quando tem 5 ou 6 essa medida sobe para cerca de 80cm. Por isso na hora de decidir qual usar, é preciso analisar o tamanho da cozinha, para ficar proporcional. É sempre importante que exista bancada suficiente para o preparo de alimentos, e uma distância de pelo menos 30cm entre o fogão e a cuba. Também é interessante que o fogão não fique encostado na parede lateral ou em estantes ou geladeiras, para permitir a livre movimentação dos braços.

comprar fogão

Clique para ver na loja.

Além disso, também faz diferença a quantidade de uso do fogão. Um aparelho de 5 ou 6 bocas costuma ser essencial apenas em casas grandes, com muitos moradores. Eles servem para cozinhar 5 a 6 alimentos ao mesmo tempo, o que não costuma acontecer em casas de apenas 1, 2 ou até 3 pessoas que não recebam muitas visitas. (Ver também: “A versatilidade dos cooktops portáteis“).

Fogão de embutir ou de piso

A diferença entre os fogões de piso e os fogões de embutir é basicamente a facilidade de limpeza. Os de embutir são um pouco mais caros do que os de piso, mas em compensação não deixam pequenos espaços vazios nas laterais que acumulam sujeira. Por isso na hora de escolher é só decidir o que é mais importante.

comprar fogão

Clique para ver na loja.

Forno duplo

Alguns fogões têm forno duplo, ou seja, um forno em cima do outro. Eles são totalmente separados e funcionam independentemente, então são uma boa opção para pessoas que assem vários alimentos ao mesmo tempo. Assim não é preciso comprar mais um forno separado. Além disso, o forno de cima acaba ficando mais prático do que o forno convencional, porque sua porta não vai até o chão quando se abre. Então não é preciso se abaixar tanto para usá-lo.

fogões

Clique para ver na loja.

Onde comprar fogão

Clique aqui para ver todos os modelos de fogão na loja, com os melhores preços.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *