DICAS PARA PINTAR MADEIRA

Pintar madeira parece uma tarefa relativamente simples, mas para conseguir um resultado bonito e resistente precisam ser tomados alguns cuidados.

A pintura é uma das formas de reformar móveis antigos, ou de dar uma nova cara aos móveis ou portas para se encaixarem melhor aos ambientes. (Veja aqui as várias formas diferentes de reformar móveis de madeira).

como pintar madeira

Dicas para pintar madeira

Confira algumas dicas para pintar madeira que podem ser úteis caso seja essa a opção escolhida na hora de revitalizar ou reformar móveis ou portas:

  • Desmonte o que for possível

Antes de pintar o móvel, é interessante desmontá-lo o máximo possível. Assim ficam menos cantos difíceis de alcançar em cada peça. Com isso a pintura fica mais fácil e o acabamento fica melhor, pois não fica com falhas nesses locais.

  • Qual tinta usar para pintar madeira

A tinta feita para pintar madeira ou metais é a tinta esmalte. ela pode ter acabamento fosco ou brilhante, dependendo do gosto de cada um. (Veja também: “Tinta Fosca, Semi-Brilho ou Acetinada“).

Outra possibilidade é usar tinta epóxi, que é mais cara porém bastante resistente.

  • Lixar ou não lixar antes de pintar

O móvel precisa ser lixado se estiver com verniz. Isso precisa ser feito para garantir a aderência da tinta no móvel, que é melhor fixada quando a textura é mais áspera, além de retirar pequenas imperfeições que possam existir na peça.

pintar madeira - lixar ou não lixar

Ao invés de lixar pode ser passada uma tinta conhecida como “batida de pedra”. Ela também confere uma textura mais áspera e absorvente ao móvel. Mas nesse caso é preciso aguardar a tinta secar por pelo menos 24 horas até que a tinta de cobertura possa ser aplicada.

  • Quando usar base de massa ou de tinta branca

Passar massa antes de pintar madeira é importante nos casos em que o móvel a ser pintado esteja com a superfície muito irregular, com muitas lascas no acabamento. E se for aplicada a massa, dependendo do tipo de massa escolhido, podem ser usados outros tipos de tinta, que seriam normalmente para parede, como a acrílica ou a látex.

Caso a superfície não precise de massa antes da tinta final, pode ser interessante aplicar tinta branca antes da cor escolhida. Isso é importante apenas se a intenção for realçar a cor aplicada sobre o branco, pois ela fica mais clara e nítida. É necessário aplicar o branco de base se a cor anterior do móvel for mais escura do que a cor nova, por exemplo.

  • Pintar madeira com rolo, pincel ou spray

pintar madeira

As três formas de pintar qualquer superfície são o rolo, o pincel e o spray. Para pintar madeira podem ser usados todos eles, mas cada um tem resultados diferentes. O rolo é mais prático, especialmente para superfícies grandes, e deixa menos marcas do que o pincel. Mas o pincel é necessário nos pequenos cantos. O spray agrega essas duas vantagens, precisando apenas de bastante proteção em volta da peça para não manchar o ambiente.

Vídeo que mostra como pintar madeira

Veja no vídeo abaixo, da loja Meu Móvel de Madeira, um móvel que foi parcialmente pintado para ganhar novo visual:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *