DICAS PARA PROJETAR UMA CASA DE CAMPO

Uma casa de campo tem características específicas que devem ser levadas em consideração na hora do projeto:

– Quantas pessoas irão usar a casa

A casa de campo pode servir para abrigar normalmente uma família ou um casal, por exemplo, mas é bem possível que em algumas situações mais pessoas fiquem hospedadas no local, em caso de visitas ou festas. Como a casa de campo costuma estar afastada dos centros urbanos, é interessante ter quartos ou camas para abrigar mais pessoas. E para que isso seja feito sem ter que transformar a casa em uma espécie de pousada, com muitos quartos que na maior parte do tempo não são usados, podem existir ambientes com múltiplas finalidades, com sofás-cama por exemplo.

– Proteção contra mosquitos

Mosquitos e pernilongos costumam aparecer quando existe muita vegetação, especialmente em locais quentes e úmidos. Se na região onde a casa de campo for construída existir esse problema, uma solução simples e prática é usar janelas e portas com telas embutidas, para manter a ventilação e a iluminação dos ambientes sem permitir a entrada dos mosquitos.

casa de campo ewan cameron architects 1Imagem: Ewan Cameron Architects

 – Materiais com pouca manutenção

Assim como em casas de praia ou veraneio, as casas de campo tendem a ficar fechadas e sem uso em alguns momentos, e por isso quanto mais resistentes e higiênicos forem os materiais usados nos móveis e na decoração, melhor. A poeira e resíduos do ar entram na casa mesmo com ela fechada, e tecidos ou outros materiais absorventes podem acumular essa sujeira com muita facilidade. (Ver também: “Como decorar uma casa de praia“)

– Temperatura ideal

Outra preocupação relativa aos materiais a serem escolhidos é a temperatura do local, sendo que muitas vezes as casas de campo ficam em regiões frias, como serras. Se este for o caso, é importante pensar em soluções que amenizem as baixas temperaturas, como o uso de materiais térmicos como madeira ou isolantes, ou até mesmo o acréscimo de lareiras de algum tipo. (Ver também: “Lareiras Ecológicas“)

casa de campo ewan cameron architects 3Imagem: Ewan Cameron Architects

– Prioridade ao lazer e descanso

Se a casa de campo for um local de refúgio, como na maior parte das vezes é, logicamente é essencial criar espaços com a finalidade de lazer, seja aquele que remete à paz e tranquilidade, como varandas com redes ou outros móveis confortáveis para permanência e observação da paisagem, ou então áreas para receber amigos e a família de maneira agradável, propiciando a integração.

casa de campo ewan cameron architects 2Imagem: Ewan Cameron Architects

– Integração com o entorno

Por último mas não menos importante, e aliás talvez um dos pontos cruciais na hora de projetar uma casa de campo, é aproveitar a natureza existente no local, garantindo a visibilidade da paisagem e sua integração com a parte interna da casa.

Imagens: Residência Capel Manor Kent, projetada por Ewan Cameron Architects

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *