DICAS PARA DECORAÇÃO DE COZINHA

A decoração de cozinha é cheia de particularidades em relação a funcionalidade, eficiência e conforto. E muitas vezes ela é o coração da casa, não só por ser usada para o preparo de todas as refeições, mas também porque algo sempre acaba fazendo com que as pessoas se reúnam ali, em um momento ou outro. Vale a pena então planejar a cozinha com cuidado.

– Decoração de cozinha com layout funcional

A disposição dos móveis e dos equipamentos mais usados da cozinha (pia,  fogão e refrigerador) é crucial para a praticidade e funcionalidade da cozinha. Se o ambiente for largo, a distribuição ideal dos equipamentos é em forma triangular, ou seja, com a pia, o fogão e a geladeira formando um triângulo que facilita o deslocamento de um para o outro. E se a cozinha for linear, com todos os equipamentos na mesma parede, a sequência correta é o refrigerador primeiro, para pegar os alimentos, a pia logo em seguida, para a esquerda ou para a direita, para o preparo dos alimentos, e por último o fogão, para o cozimento.

decoração de cozinha - cozinha triangular

– Facilidade de acesso aos armários

O que mais faz diferença na decoração de cozinha em relação à facilidade de acesso aos armários é o excesso de altura. Não adianta muito fazer armários até o teto, por exemplo, e depois ter que subir na cadeira toda hora para pegar o que está lá dentro. Além disso, a cozinha fica parecendo mais apertada. Só vale a pena essa solução se existirem muitos objetos com pouquíssimo uso, por exemplo, e mesmo assim é válido questionar se esses objetos precisam mesmo ser mantidos, já que não são usados normalmente.

cozinha funcional

Outro local com acesso complicado é sobre o refrigerador, pois fica difícil de alcançar o fundo do armário com a geladeira impedindo que se chegue mais perto dele. Quanto maior ela for, mais significativo é esse problema. Então esse é outro local que, mesmo que tenha armários, não deve armazenar objetos que precisem ser utilizados com frequência.

– Medidas ideais de circulação na decoração de cozinha

Sempre é importante deixar medidas razoáveis para a circulação, em qualquer ambiente, mas na decoração de cozinha existe um detalhe específico que é a necessidade de prever o uso das bancadas ou dos equipamentos como pias e fogões juntamente com a circulação de outras pessoas, que possam passar tranquilamente por trás de quem está usando a cozinha. Isso é especialmente válido para situações em que mais de uma pessoa precisem usar o espaço ao mesmo tempo.

O espaço livre em frente às bancadas deve ser de pelo menos 80cm para garantir certo conforto, e de pelo menos 90cm ou 1 metro caso existam duas bancadas paralelas, com pessoas de costas umas para as outras. E a região da geladeira deve ser tratada com especial atenção nesse sentido, considerando que mesmo com a porta aberta a passagem deve permanecer relativamente livre.

– Altura das bancadas

A altura ideal da bancada de cozinha depende do uso e da altura de quem irá utilizá-la, mas no geral as bancadas de trabalho devem ter de 86 a 93cm, e as que serão usadas como mesa 70cm. Saiba mais sobre as alturas das bancadas aqui.

cozinha funcional

– Materiais adequados na decoração de cozinha

Os materiais usados na cozinha devem preferencialmente ser resistentes a umidade e a manchas, além de serem fáceis de limpar. E nas bancadas, é interessante que eles sejam também resistentes a riscos, choques e altas temperaturas. Entre os diferentes materiais para bancadas existem vantagens e desvantagens, incluindo maiores ou menores resistências e também grandes variações de preço. (Ver também: “Materiais para Bancadas“).

Mas de maneira geral é importante que a decoração de cozinha considere bancadas e revestimentos lisos e impermeáveis, ou seja, sem muita porosidade ou veios abertos, para não absorver umidade ou sujeira provenientes da água, dos alimentos ou da gordura. A madeira natural, por exemplo, que é muito absorvente, pode aparecer na cozinha, porém somente em detalhes que estejam fora de contato com a área de manuseio de alimentos. E se for usado vidro, é importante que o lado com películas, jateamento ou textura irregular fique mais protegido, ou seja, sem contato direto com o vapor ou a gordura.

– Detalhes do mobiliário da cozinha

Alguns detalhes dos móveis da cozinha podem fazer muita diferença na hora do uso, proporcionando mais conforto, praticidade e até segurança. Os armários superiores, por exemplo, devem ter a frente recuada pelo menos 15cm em relação à frente do tampo inferior, para não se bater a cabeça ao usar a bancada. O mesmo vale para a base dos armários, que, se existir, deve ficar um pouco para trás para encaixar os pés.

cozinha funcional

Outros detalhes importantes na decoração de cozinha são as quinas sem pontas das prateleiras para microondas, quando elas estão suspensas sobre a bancada, ou seja, bem no local onde é possível bater a cabeça. O ideal, na verdade, é que elas nem fiquem nessa posição. Além disso, os armários com eletrodomésticos precisam ter uma área livre para circulação de ar dos aparelhos, cujas medidas vêm especificadas no manual de cada produto, e ao mesmo tempo é bom não deixar frestas muito pequenas atrás dos móveis ou entre os eletros e os móveis, para não juntar sujeira em locais muito difíceis de se limpar.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Um comentário em “DICAS PARA DECORAÇÃO DE COZINHA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *