DICAS PARA DECORAR QUARTOS PEQUENOS

Existem truques para ampliar o espaço que valem para qualquer ambiente, e também algumas dicas que fazem toda a diferença em nos quartos pequenos, sejam quartos de solteiro ou quartos de casal, para aproveitar bem o espaço sem deixar o ambiente apertado:

– Dica 1 para quartos pequenos: Aproveitar o espaço da cama

A base da cama, seja de casal ou de solteiro, pode ter gavetas ou baús embutidos ao invés de ser apenas uma estrutura de sustentação. (Ver também: “Camas de Casal Multifuncionais” e “Camas de Solteiro Multifuncionais“). E para otimizar o aproveitamento dessa área, podem ser feitas camas que fiquem umas sobre as outras, aproveitando o espaço aéreo, ou então camas com a base mais alta, para que caibam mais armários. Podem ser usadas também camas removíveis, como as camas suspensas ou de dobrar, que liberam o espaço para outras funções quando estão guardadas.

decorar quartos pequenos 1 - decozillaImagem: Decozilla

– Dica 2 para quartos pequenos: Deixar paredes livres

Na ânsia de usar cada espaço disponível para colocar armários e outros móveis, as paredes podem ficar totalmente ou praticamente escondidas, e com isso o tamanho do quarto parece diminuir, pois acaba sendo delimitado pelas frentes dos móveis. É importante então deixar algumas partes das paredes livres e bem visíveis, para não perder a referência de tamanho original do quarto.

decorar quartos pequenos 4 - decozillaImagem: Decozilla

– Dica 3 para quartos pequenos: Preservar a circulação e a funcionalidade

Uma das sensações mais desagradáveis que podemos ter em um ambiente é a falta de praticidade, como aquelas situações em que temos que desviar de objetos para passar de um local para o outro, e muitas vezes acabamos batendo os pés, a perna ou a cabeça, ou então quando temos que fazer malabarismo e levantamento de peso cada vez que precisamos abrir algum armário. Por isso o mobiliário deve ser planejado de maneira a não obstruir a passagem, deixando cerca de 70cm livres, pelo menos, e as portas de armários e gavetas devem ficar em locais de fácil acesso e com a frente livre de objetos que sejam difíceis de movimentar. Por isso muitas vezes vale mais à pena deixar as partes altas sem armários, deixando o visual mais leve. Se o preço de aproveitar determinados cantos for dificultar seu uso, não vale a pena.

– Dica 4 para quartos pequenos: Usar camas proporcionais

Objetos muito grandes em espaços pequenos dão a impressão de que o ambiente é menor do que realmente é. E as camas, por serem móveis de grande porte, podem facilmente criar essa sensação se forem desproporcionais em relação ao tamanho do quarto. A cama costuma ser o ponto de destaque na decoração, mas não deve, ao mesmo tempo, ser tão grande ao ponto de parecer espremida no ambiente.

decorar quartos pequenos 3 - decozillaImagem: Decozilla

– Dica 5 para quartos pequenos: Não misturar muitas cores

Cores neutras podem ajudar a gerar sensação de amplitude, pois são discretas e suaves, e por isso não pesam no visual. Mas isso significa que cores mais vivas não possam ser usadas. O truque é não misturar cores demais, mesmo se forem tons neutros, e deixar pelo menos algumas paredes em cores mais claras e leves, para balancear e evitar a sensação de caixote.

decorar quartos pequenos 2 - decozillaImagem: Decozilla

– Dica 6 para quartos pequenos: Evitar o excesso de informações

O motivo pelo qual a mistura de muitas cores pode tirar a sensação de espaço é que o excesso de informações pode poluir o visual, deixando-o cansativo, pesado e com muitos lugares para olhar por metro quadrado. Sendo assim, é bom evitar também o excesso de estampas, de objetos visíveis e até mesmo de móveis com muitas informações, como os mais clássicos. Caso seja importante ter esse estilo no quarto, o ideal é que ele apareça em peças menores, como luminárias ou enfeites, e que os armários e a cama tenham linhas mais limpas e simples, criando uma base mais clean e homogênea.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *