DIFERENÇA ENTRE CIMENTO E CONCRETO

Os termos cimento e concreto são usados muitas vezes como se fossem sinônimos. Mas cimento e concreto são materiais diferentes, embora tenham aspecto parecido.

diferença entre cimento e concreto

Na verdade, o cimento é um dos materiais presentes no concreto. E em termos gerais, o concreto é mais resistente do que o cimento, pois tem elementos mais rígidos em sua composição, além do cimento.

O que é cimento

O cimento é um pó fino feito com calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e possivelmente outros minerais, junto com gesso. A mistura de minerais recebe o nome de “clínquer”, e é feita com o aquecimento dos elementos no forno, para serem então moídos em pó. E o gesso é acrescido para fazer com que a mistura endureça quando se acrescenta água. Embora endureça após o contato com a água, o cimento não é um material estrutural. Por isso ele é usado para fazer pisos e revestimentos ou argamassas. (Ver também “Piso de Microcimento“).

O cimento Portland é um tipo de cimento, mais resistente do que o cimento comum. Ele possui argila em sua composição, que deixa o material mais resistente à água. Por isso ele é conhecido também como cimento hidráulico.

O que é concreto

O concreto é uma mistura do cimento com água e agregados, que são pedras ou britas. Por isso a diferença entre o concreto e o cimento é a presença dessas pedras, que tornam a mistura mais rígida e resistente. Então o concreto é o material usado para fazer blocos estruturais ou bancadas, por exemplo.

diferença entre cimento e concreto

E quando a estrutura precisa ser ainda mais resistente, são adicionados cabos de aço dentro dos moldes onde o concreto é colocado. Assim surge o chamado “concreto armado“, que suporta mais peso e também maiores vãos na estrutura.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *