DIFERENÇAS ENTRE OFURÔ E BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM

O termos “ofurô”, “banheira de hidromassagem”, “hidro”, “jacuzzi”  e “spa” são muitos usados, mas existe uma certa confusão na hora de saber o que é o quê.

Hidromassagem é o nome que se dá aos jatos de massagem que podem existir tanto em um ofurô quanto em uma banheira ou em um spa. E jacuzzi é o nome de uma marca. Entenda melhor:

Ofurô ou banheira de hidromassagem

A primeira imagem que vem na cabeça de muitas pessoas quando se fala em ofurô é uma peça alta de madeira, sem jatos de hidromassagem. Embora existam ofurôs assim, atualmente existem também os que têm os jatos. E eles não precisam ser necessariamente de madeira, podendo ser de fibra como as banheiras comuns.

diferenças entre ofuros e hidromassagensOfurô mini com hidro – Clique para ver na loja.

Ou seja, tanto as banheiras quanto os ofurôs podem ser do mesmo material, e ter ou não ter hidromassagem. É por isso que é tão fácil confundir um com o outro.

Banheira de hidromassagem de embutir – Clique para ver na loja.

As diferenças atuais entre o ofurô e a banheira, de maneira geral, são apenas duas:

  • Profundidade: O ofurô é feito para ser usado na posição sentada, enquanto a banheira deixa as pessoas levemente inclinadas, normalmente com as pernas mais esticadas. Sendo assim, o ofurô é mais alto do que a banheira, que tem cerca de 40 a 50cm de altura/profundidade.
  • Forma de instalação: Na hora de instalar, os dois precisam ser ligados à tubulação hidráulica e elétrica. Mas o ofurô vem sempre pronto para ser instalado, sem precisar necessariamente de complementos como decks ou muretas. Já a banheira pode vir também pronta, na versão conhecida como freestanding, ou então ser do tipo de embutir. Se ela for de embutir, é necessário fazer uma base de alvenaria e muretas ao seu redor.

O que é um spa

Uma outra confusão comum é chamar o ofurô ou a banheira de hidromassagem de spa. Na verdade, o termo “spa” se refere a banheiras maiores, normalmente para um grupo de pessoas. O ofurô têm lugar apenas para 1 ou 2 pessoas, no máximo. As banheiras podem ser também para 1 ou 2 pessoas ou então para 4, 5 ou mais. E só nessa situação, quando tem espaço para quatro pessoas ou mais, é que se pode chamar a banheira de “spa”. (Ver também: “Spa Inflável Dispensa Obras e é Portátil“).

Clique para ver spas na loja.

O que é uma jacuzzi

A palavra “jacuzzi” se refere a uma marca, e não a tipos de produtos. A marca Jacuzzi comercializa banheiras com ou sem hidromassagem, spas, louças para sanitários e até equipamentos para piscinas. Chamar uma hidro ou spa de jacuzzi é como chamar uma esponja de cozinha de “bombril”, ou uma lâmina de barbear de “gilette”, por exemplo.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *