GRAMA SINTÉTICA OU NATURAL – QUAL ESCOLHER?

Para saber escolher entre a grama sintética, que é a versão artificial, e a natural, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Limpeza e manutenção

A principal diferença entre a grama sintética e a natural tem a ver com manutenção. O gramado natural, para ficar sempre verdinho e bem aparado, tem que ser constantemente regado e podado, o que envolve gastos e mão-de-obra, enquanto o gramado sintético está sempre ali, pronto e bonito.

Temperatura

Em compensação, nenhum material tem o mesmo efeito da grama natural no que se refere a conforto térmico. A terra  e as folhas refrescam o ambiente e proporcionam uma sensação mais agradável do que a grama sintética. No caso de esquentar demais, esguichar o gramado com água pode ajudar a amenizar o calor.

Em locais com muita sombra, ou até em espaços internos, a grama sintética é mais indicada, já que o gramado natural precisa da luz solar para ficar saudável.

Gastos com instalação

Enquanto a principal vantagem da grama sintética em relação à natural é a facilidade de manutenção, a principal desvantagem é o custo de aplicação. É preciso avaliar, portanto, de acordo com cada circunstância, se os gastos com manutenção serão tão altos a ponto de compensarem o investimento inicial ou não.

grama sintética fast grama

Imagem: Fast Grama

Grama sintética ou natural para cães e gatos

Animais domésticos como cães e gatos costumam gostar muito da textura da grama, seja ela natural ou sintética, que eles usam como se fossem tapetes, para deitar e rolar. Outra vantagem da grama para outros pisos mais duros é o amortecimento do impacto, que protege as articulações dos bichinhos. E isso vale para os dois tipos, natural ou sintético.

Mas além de descansar, eles acabam muitas vezes fazendo suas necessidades no gramado, e nesse ponto o gramado natural é melhor por um lado e pior por outro. A terra e a grama natural absorvem os dejetos, enquanto o material sintético precisa ser limpo com água.

Se o cão for ficar entrando e saindo de casa, a grama natural pode gerar mais sujeira, pois as patinhas podem ficar com lama ou pequenas folhas secas, mas se o local for muito quente e a idéia for gerar conforto acima de tudo, a grama natural é mais indicada, graças ao seu efeito refrescante.

Contato com a natureza

Um aspecto nem sempre considerado é o poder de bem-estar gerado por materiais naturais, até em termos de energia. E o gramado natural cumpre com essa função de maneira muito marcante, diferentemente da grama sintética. É possível, no entanto, misturar os dois, criando canteiros separados por muretas ou pequenos degraus, ou então usar o gramado sintético com vasos de plantas naturais, por exemplo. O efeito visual, de qualquer forma, é sempre agradável.

Saiba mais sobre a grama sintética

Existem vários tipos de grama sintética no mercado, além de várias marcas, então pode surgir uma certa confusão.  Entenda quais são os principais pontos a serem analisados, e entenda as diferentes nomenclaturas, nesse post sobre grama sintética.

Imagem de capa: Fast Grama

Ajude o site

Veja também:

19 comentários em “GRAMA SINTÉTICA OU NATURAL – QUAL ESCOLHER?”

  1. Grama sintética na área da piscina tem boa durabilidade? Coloco sobre o contra piso ou na terra?

    1. Olá, Éder. A grama sintética pode ter boa durabilidade na área da piscina sim, se for de qualidade. E ela pode ficar sobre a terra, sem contrapiso. É só aplicar as camadas necessárias para drenar a água corretamente e regularizar a grama. Abraços!

  2. Olá! Bom dia! Gostaria de uma ajudinha, quero colocar a grama sintética na minha área externa, já tentei a natural e o cachorro fez buracos, daí decidimos tapar com cimento, a questão é ficará muito artificial? O vendedor estar indicando gardengrass ao invés de softgrass por ser mais próxima ao natural, mas é o dobro do preço, o que fazer para não me arrepender? Obrigada

    1. Olá, Ednéia! Para ficar mais parecido com grama natural o importante é que a grama seja de duas cores (verde e palha), e que os fios sejam mais finos e longos. Dependendo da marca, esse tipo pode se chamar Garden Grass ou Soft Grass, por exemplo. Mas o que o vendedor deve estar chamando de softgrass provavelmente é a versão de uma única cor e mais curta, para ter toda essa diferença de preço. Se você quer algo mais realista, melhor optar por modelos que sejam específicos para jardim mesmo, mas não precisa ser necessariamente a linha “Garden Grass”, você pode fazer cotações de outras marcas para garantir o melhor preço. Fiz um post com todos os pontos a serem analisados na hora de escolher a grama sintética, espero que ajude: https://dicasdearquitetura.com.br/tipos-de-grama-sintetica/ Abraços!

  3. Tenho um espaço com grama esmeralda e minha filha colocou uma piscina de montar de 4,5 m de diâmetro. Passado 2 dias qdo esvaziamos a piscina muitos bichinhos subiram pela parede e a grama estava sentida. Pensamos em por grama sintética. Será que teremos o mesmo problema? Como ficará o escoamento da água e a limpeza? Obrigado

    1. Olá, Natalina! A grama sintética é instalada com algumas camadas sob ela e com o sistema adequado de escoamento, por isso inclusive a instalação não é tão barata quanto a colocação de grama natural. Mas depois não surgem esses problemas que você comentou, e a limpeza pode ser feita através da lavagem simples com água. Abraços.

  4. Oi. Quero colocar grama sintética na área externa da casa dos meus pais, pois está revestido de cerâmica que acho muito lisa e propicia eles caírem. Mas tenho dúvida se a grama sintética também não leve a “resbalões” . E também qual a melhor altura dá grama e tipo. Abraços

    1. Oi, Daniela, tudo bem? A grama sintética não é escorregadia como muitas cerâmicas, e ainda tem o benefício de ser mais macia, amortecendo levemente o impacto em caso de queda. Para reforçar esse efeito, quanto mais grossa melhor, dependendo de quando puder ser investido em termos financeiros. Abraços e td de bom!

  5. ola boa tarde .
    que tipo de grama sintetica é a mas indicada para campo socyet ? e qual o volor aprossimado por metro quadrado ?

    1. Boa tarde, Agnelo. Para campo society é importante que a grama sintética seja mais grossa e não fique muito quente no calor. As empresas especializadas sabem qual te indicar e te passam o valor de cada opção disponível. Abs

  6. Olá, minha dúvida é se a grama sintética é permeável, e se sim, há muita diferença entre ela com a grama natural, quando chove por exemplo.

    1. Olá, Muriel! A grama sintética é permeável sim, e se houver diferença é apenas no tempo que demora para absorver a água, que pode ser um pouco menor do que na grama natural. Mas isso depende também da forma como a grama é instalada, e do caimento do terreno. Abs

  7. Boa tarde gostaria de saber se uso grama sintetica ou grama natural num mini campo de futebol de medidas: 07 metros de largura X 12 metros de comprimento, pois sera usado somente em alguns finais de semana, bate sol e não tera coberta em cima deste mini campo. Aguardo resposta e fiquem com Deus!!!!

    1. Olá, Wadston, tudo bem? Meu conselho é o seguinte, se no local não existir muito mato, daquele tipo que cresce entre o gramado, e existir disposição para fazer a manutenção, é sempre legal um pouco de natureza em casa, então o gramado natural pode dar mais certo. Caso contrário, vale o investimento em uma grama sintética de boa qualidade, para não esquentar demais. Apenas não compre um gramado sintético de baixa qualidade. Abs, espero ter ajudado, e td de bom! 🙂

    1. Olá, Rafael! Se o sol que bate no local é apenas o sol da tarde, então a grama provavelmente não ficaria muito quente. A questão então é escolher de acordo com a sua preferência pessoal: Se preferir praticidade, melhor a grama sintética, mas se achar mais importante o contato com a natureza, melhor a grama natural. Além disso, por se tratar de um terraço, é importante lembrar de impermeabilizar bem a laje, e considerar também que a grama natural melhora o desempenho térmico da construção sob o terraço, diferentemente da sintética. Abs, espero ter ajudado! 🙂

  8. Bom dia! Vou fazer a instalação de grama sintética em cerâmica mas estou na dúvida do que fazer com os rodapés! Alguma dica?

    1. Olá, Luciana! Se não for possível ou não quiser retirar os rodapés você pode pintá-los da cor da parede para ficar mais homogêneo e assim não chamar muita atenção! Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *