IDEIAS PARA CONSTRUIR MANTENDO AS ÁRVORES DO TERRENO

Na hora de construir em terrenos com árvores, é comum aquele procedimento inicial de “limpar” o terreno, ou seja, retirar toda a vegetação existente para começar a obra. Mas essa é uma postura agressiva e muitas vezes desnecessária, já que é possível construir respeitando as árvores, ou pelo menos uma boa parte delas.

Com essa postura, todos saem ganhando. Não é preciso gastar com a derrubada, a árvore continua seu ciclo de vida e sua contribuição com a qualidade do ar, e o resultado para a construção, em termos principalmente de proteção térmica, é muito melhor do que se a árvore não existisse. Os ambientes ficam agradáveis e até diferenciados.

Como construir mantendo as árvores do terreno

construir entre árvores corallo houseImagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Uma alternativa é construir entre as árvores, criando uma volumetria que circunde a vegetação existente. As aberturas da casa ficarão assim mais protegidas e com um visual bem agradável.

construir entre árvores pikdit good guy home ownerImagem: Pikdit

Outra opção é fazer rasgos no piso, na cobertura ou no muro que permitam a passagem dos galhos e troncos,  como se a árvore estivesse atravessando as superfícies. O efeito dessa solução é mais inusitado, e integra a natureza com a construção, simbolizando a harmonia entre as partes.

construir entre árvores wall street journalImagem: Wall Street Journal

Para rasgar pisos e coberturas, o mais prático é que isso seja feito em terraços ou até mesmo em varandas cobertas, que possam ter furos com passagem de água no caso de chuva. Mas não é impossível também fazer isso na parte interna da casa, com a devida vedação dos vãos entre as lajes e o tronco. É possível ainda criar jardins de inverno no local onde exista uma árvore de grande porte.

construir entre árvores saunders architectureImagem: Saunders Architecture

É fácil perceber que a retirada das árvores é então algo que muitas vezes fazemos sem pensar, pois sua existência não impossibilita que casas sejam erguidas de maneira alguma. E essa retirada é inclusive um procedimento mais dispendioso, dependendo da situação.

construir entre árvores corallo house 2Imagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Para construir respeitando as árvores, portanto, basta que exista essa preocupação desde o início do projeto, com boas idéias para mesclar as plantas à obra. Não custa nada, e o resultado é sempre mais interessante.

Imagem de capa: Elton + Léniz

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

13 comentários em “IDEIAS PARA CONSTRUIR MANTENDO AS ÁRVORES DO TERRENO”

  1. Olá, no caso de corte e retirada de terra do lote para nivelamento, como preservar as árvores sem fazer uma poda vertical muito drástica das raízes? Há 2 árvores com bastante terra em volta, mas a terra precisará ser retirada, pois está num nível muito acima da casa. Como preservar essas árvores?

    1. Olá, Caren! Vi a foto que você mandou mostrando as árvores, e nesse caso, já que elas não afetam a construção, ou seja, se for só jardim ali, poderia ser feito talvez um canteiro delimitando a área da raiz, e mantendo a terra em forma de rampa mesmo, dentro desse canteiro. Assim não precisaria mexer na altura. Se for mexer na altura, teria que fazer um replantio, que é algo possível porém mais trabalhoso. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *