IDEIAS PARA CONSTRUIR MANTENDO AS ÁRVORES DO TERRENO

Na hora de construir em terrenos com árvores, é comum aquele procedimento inicial de “limpar” o terreno, ou seja, retirar toda a vegetação existente para começar a obra. Mas essa é uma postura agressiva e muitas vezes desnecessária, já que é possível construir respeitando as árvores, ou pelo menos uma boa parte delas.

Com essa postura, todos saem ganhando. Não é preciso gastar com a derrubada, a árvore continua seu ciclo de vida e sua contribuição com a qualidade do ar, e o resultado para a construção, em termos principalmente de proteção térmica, é muito melhor do que se a árvore não existisse. Os ambientes ficam agradáveis e até diferenciados.

Como construir mantendo as árvores do terreno

construir entre árvores corallo houseImagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Uma alternativa é construir entre as árvores, criando uma volumetria que circunde a vegetação existente. As aberturas da casa ficarão assim mais protegidas e com um visual bem agradável.

construir entre árvores pikdit good guy home ownerImagem: Pikdit

Outra opção é fazer rasgos no piso, na cobertura ou no muro que permitam a passagem dos galhos e troncos,  como se a árvore estivesse atravessando as superfícies. O efeito dessa solução é mais inusitado, e integra a natureza com a construção, simbolizando a harmonia entre as partes.

construir entre árvores wall street journalImagem: Wall Street Journal

Para rasgar pisos e coberturas, o mais prático é que isso seja feito em terraços ou até mesmo em varandas cobertas, que possam ter furos com passagem de água no caso de chuva. Mas não é impossível também fazer isso na parte interna da casa, com a devida vedação dos vãos entre as lajes e o tronco. É possível ainda criar jardins de inverno no local onde exista uma árvore de grande porte.

construir entre árvores saunders architectureImagem: Saunders Architecture

É fácil perceber que a retirada das árvores é então algo que muitas vezes fazemos sem pensar, pois sua existência não impossibilita que casas sejam erguidas de maneira alguma. E essa retirada é inclusive um procedimento mais dispendioso, dependendo da situação.

construir entre árvores corallo house 2Imagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Para construir respeitando as árvores, portanto, basta que exista essa preocupação desde o início do projeto, com boas idéias para mesclar as plantas à obra. Não custa nada, e o resultado é sempre mais interessante.

Imagem de capa: Elton + Léniz

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

11 comentários em “IDEIAS PARA CONSTRUIR MANTENDO AS ÁRVORES DO TERRENO”

  1. Olá! Concordo plenamente em manter as árvores! No meu terreno, quero manter todas e o projeto da casa terá que se ajustar a elas. Mas na minha atual residência (a parte térrea de uma casa de 3 andares), existe uma mangueira que já deu muitos problemas. Ela é mais alta do que a casa! Além disso, suas raízes estão danificando o chão e o muro. Tenho medo de comprometer a estrutura da casa. Gostaria de sugestões pois não quero cortar, até por conta da boa sombra que ela nos dá. Obrigada!

    1. Olá, Thaís! Não sei como é o espaço disponível, se existe essa possibilidade ou não, mas o ideal seria adequar à construção às necessidades da árvore, como deixar o piso no solo sem revestimento e o muro com espaço livre para as raízes também. A ideia seria deixar tudo mais maleável em torno da árvore, nada muito rígido. E existe também a possibilidade de podar a copa, sem matar a árvore. Espero que seja possível! Abraços e tudo de bom.

      1. Oi , quer dizer que construir uma casas na árvore não prejudica o ciclo de vida dela? E quanto a iluminação pelo sol, não a prejudica pelo fato de não pegar a iluminação no seu tronco ou uma parte das folhas pelo fato de estarem cobertas?

        1. Olá, Paulo. A construção precisa ser feita de maneira a respeitar seu crescimento. Se houver ainda possibilidade de movimentação ou crescimento, a construção não deve encostar na árvore. E quanto à luz do sol, é importante que ela continue batendo na copa da árvore, pois são as folhas que precisam da luz para fazer fotossíntese. Abraços.

  2. Ola..
    Moro em um condomínio, e existe um pé de mangueira que suas raízes está trincando o muro, e o chão , querem cortar, eu sou contra. Queria saber o que sugerir para evitar o corte.

    1. Olá, Sandra! Você tem todo o meu apoio, o espaço da árvore poderia ser respeitado desde o começo que esse problema nem surgiria, não é mesmo? Existe espaço em volta do muro para contornar a árvore, mudando o desenho do muro? Ou então, poderia ser retirada uma parte do muro, próxima a árvore, e nesse trecho seria feita uma grade apoiada no restante do muro, ao invés do chão. O importante é deixar área livre no chão para que as raízes cresçam sem afetar a construção, com um canteiro maior do que o atual. E a construção seria adaptada em volta. Se tiver uma foto do local e puder enviar para [email protected] eu dou uma olhada e te mando ideias para você ver se o condomínio aprova. E no seguinte post existem algumas ideias de muros com árvores, você pode ver se já ir vendo se lá tem alguma ideia que se encaixe também: https://dicasdearquitetura.com.br/muro-com-arvores/ . Abraços e aguardo seu e-mail!

  3. Olá!
    Amei a matéria. Eu gostaria de uma ajuda com relação a isso, pois minha casa possui duas mangueiras no quintal e eu não gostaria de cortá-la, pois proporciona um bem estar maravilhoso . Acho um crime cortar uma árvore frutífera para construir. Portanto gostaria de uma ajuda, soluções. Sou estudante de arquitetura e primar pelo bem estar do meio ambiente, sem grandes impactos realmente é o que defendo.

    1. Olá, Tabita, que bom que você pensa assim. 🙂 As duas mangueiras do quintal ficam muito próximas umas às outras, a copa chega a ficar encostada? E quanto sobre no terreno? Se quiser envie mais informações para [email protected]. Abs

  4. Boa matéria merece ser abordada mais vezes e de forma mais ampla, estou integrando inúmeras arvores na minha construção atual, tem momentos que da um certo trabalho adicional mas o resultado vai ficar ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *