IDEIAS PARA O CANTINHO DE LEITURA

O cantinho de leitura pode servir para ler e também para relaxar, pois é aquele espaço acolhedor e aconchegante que favorece a permanência e o bem-estar.

Ele pode ser feito em contato direto com a janela ou então aproveitando cantos que poderiam ficar perdidos, como o espaço debaixo da escada ou em uma ponta do ambiente. (Ver também: “Como Aproveitar o Espaço Sob a Escada“).

cantinho de leitura-jwt-associatesImagem: JWT Associates

Diferentes cantinhos de leitura, diferentes sensações

Quando o cantinho da leitura fica perto da janela, a vantagem é a sensação de amplitude que a vista é capaz de gerar, enquanto no cantos sob os móveis ou escadas o efeito é de estar mais resguardado e protegido. Nos cantinhos feitos nas janelas, quanto melhor a vista, melhor o ambiente.

cantinho de leitura-wex-marketingImagem: Wex Marketing

E às vezes é possível conciliar as duas sensações com um cantinho com teto rebaixado em relação ao restante do espaço porém com uma janela no fundo, como no caso das bay windows por exemplo ou fazendo um armário em volta da janela com a parte de baixo sendo um pequeno banco estofado.

cantinho de leitura-perivolas-hideawayImagem: Perivolas Hideaway

Como deixar o cantinho de leitura mais funcional

Para ser mais prático, o espaço voltado para leitura deve ter o espaço adequado para os livros e revistas de cada pessoa, e eles devem ficar facilmente acessíveis. Isso pode significar uma grande estante ou um pequeno revisteiro, dependendo de cada um.

cantinho de leitura-thomas-kroegerImagem: Thomas Kroeger

A iluminação também é fundamental para a leitura, sendo ideal que ela não ofusque a vista de quem está sentado e ao mesmo tempo garanta luminosidade suficiente. Isso pode ser resolvido com luminárias de piso, arandelas ou luminárias pendentes. (Ver também: “Tipos de Luminárias“)

cantinho de leitura-architecture-and-design-2Imagem: Architecture and Design

A própria iluminação natural que vem das janelas deve ficar preferencialmente ao lado ou atrás de quem está sentado, para não ofuscar a vista na hora da leitura. Em algumas situações, pode ser usada uma poltrona giratória que possa ficar voltada para a janela em alguns momentos, para apreciar a vista, ou para o restante do ambiente, de costas ou de lado para a janela, na hora de focar em algum livro ou revista.

cantinho de leitura-egue-y-setaImagem: Egue y Seta

E para ficar mais confortável, o assento utilizado pode não ser uma simples poltrona, e sim um recamier, uma poltrona com pufe para apoiar os pés ou um pequeno banco com almofadas para sentar com as pernas esticadas e a cabeça bem apoiada. Não é preciso deitar, e sim ficar com o corpo levemente reclinado. Até uma rede pode funcionar em alguns casos. O importante é privilegiar o relaxamento e o descanso, caprichando no conforto e na sensação de bem-estar.

cantinho de leitura cate-st-hillImagem: Cate St Hill

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *