IDÉIAS PARA REAPROVEITAR DORMENTES

Dormentes de madeira são peças retiradas de trilhos de trem, e que precisam ser repostas periodicamente. Ao invés de serem desperdiçados, os dormentes podem ser utilizados na decoração, seja no piso, em cercas, pergolados ou até como parte de móveis.

O efeito que os dormentes geram na ambientação é principalmente o aspecto rústico, por seus veios naturais, e eles chamam muita atenção por serem peças robustas e imponentes.  Por esse mesmo motivo, eles devem ser usados com cautela, em locais onde se queira criar contraste e destaque realmente, para não ficarem pesados demais.

dormentes 1Imagem: Madeira de Demolição

O contraste pode ser feito com formas mais simples, com menos detalhes, e também com materiais mais frios, como o inox por exemplo. O vidro, por ser leve e neutro, costuma ser também uma boa pedida para a utilização junto com os dormentes.

dormentes 2Imagem: Madeira de Demolição

Outra possibilidade interessante, e que não elimina as anteriores, é usar plantas em conjunto com os dormentes, pois elas seguem a linha natural porém de maneira mais suave, criando assim equilíbrio.

De qualquer forma, os dormentes são uma opção interessante por seu caráter ecológico, já que se trata de um material reaproveitado, e a presença de elementos naturais na decoração é sempre um fator que agrega conforto térmico e bem-estar.

dormentes 3Imagem: Madeira de Demolição

A madeira deve ser tratada antes do uso, para evitar cupins ou outras infestações, e quando usada em ambientes externos deve receber proteção para não estragar em pouco tempo, assim como qualquer madeira natural.

Imagem de capa: Madeira de Demolição

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *