JARDIM VERTICAL QUE NÃO PRECISA DE MANUTENÇÃO

O jardim vertical ou parede verde é feito normalmente com plantas, e requer manutenção e rega constantes. Mas uma empresa na Austrália criou uma alternativa diferente.

Como funciona o jardim vertical sem manutenção

Pensando em manter todas as vantagens do jardim vertical, porém de uma maneira mais prática, a empresa australiana Evergreen Walls inventou a Evergreen Natural Moss. Ela nada mais é do que uma parede verde natural feita com musgos ao invés de plantas comuns. O jardim é vendido em painéis cobertos pelo musgo.

jardim vertical sem manutenção

Na verdade o musgo é também uma planta, do tipo “briófita”. Isso significa que ele não tem vasos condutores ao longo do caule e das folhas. Por isso o musgo absorve a água diretamente do ambiente, em cada célula. Sendo assim, ele não cresce muito, mas também não precisa receber água pela terra ou por rega. Mesmo assim continua sempre verde. E na verdade o fato de não crescer muito é ideal para jardins verticais.

O musgo precisa apenas ficar na sombra e estar em ambientes úmidos. Assim a umidade do ar é absorvida e não evapora com o calor do sol.

jardim vertical sem manutenção

Vantagens do jardim vertical

A presença de vegetação nos ambientes traz diversas vantagens. Pode ser através de plantas em vasos, jardins verticais de plantas comuns ou com o jardim vertical de musgos. (Veja também o post sobre jardins verticais aqui do site). Algumas dessas vantagens são:

  • Melhoria da qualidade do ar
  • Maior conforto térmico
  • Otimização da acústica

No quesito acústica, o jardim de musgo apresenta ótimo desempenho: Cada camada de musgo com 5-6cm de espessura cobrindo a placa de MDF de cor preta permite que a Evergreen Moss absorva até 90% do som. Assim os barulhos não passam tanto de um ambiente para outro, e os ambientes ficam também mais aconchegantes, sem rebater o som nas paredes gerando o efeito de eco. (Ver também: “Dicas de Acústica nos Ambientes“).

jardim vertical sem manutenção

E o jardim vertical de musgos, além de ter a vantagem de não precisar de manutenção, tem também textura agradável ao toque e aroma agradável. Outra vantagem ainda é que ele pode ser colocado não só na parede, mas também no teto ou qualquer outra superfície.

jardim vertical de musgo - sem manutenção

Imagens do jardim vertical sem manutenção

Confira mais algumas imagens do jardim vertical de musgo da Evergreen:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *