JUNTA SECA – O QUE É E QUANDO É SEGURO USAR

Normalmente as cerâmicas e porcelanatos precisam de faixas de rejunte entre as peças. A junta seca, então, é quando não existem essas faixas.

Ou seja, a junta seca é basicamente encostar as peças de cerâmica ou porcelanato umas nas outras. Isso deixa o visual bastante homogêneo, pois as linhas de divisão ficam bem discretas. Além disso, a instalação fica mais fácil, por não ter que fazer a aplicação do rejunte.

piso e parede com junta seca
Imagem: Ceusa

Por esses motivos, a junta seca começou a ser usada indiscriminadamente, com qualquer porcelanato. Isso começou a dar problemas, e a junta seca começou a ser vista como algo que não se deve fazer. Mas na verdade ela pode sim ser feita, contanto que sejam tomados os cuidados adequados.

Uso de cerâmicas e porcelanatos específicos

A questão mais importante ao falar de junta seca é que não é qualquer porcelanato que pode ser instalado sem rejuntes. É preciso usar especificamente os que têm a junta seca recomendada, que são os da marca Ceusa. Existem nessa marca e com essa recomendação diversos porcelanatos de revestimento de piso, paredes internas e também de fachadas.

piso sem rejunte- quando é seguro usar
Imagem: Ceusa

Cada porcelanato ou cerâmica tem a informação de qual o tamanho das faixas de espaçamento que devem ser deixados entre as peças. E essa especificação precisa ser seguida, evitando assim rachaduras ou outros problemas futuros. Isso porque existem pequenas movimentações no piso, na estrutura, ou então dilatações nas peças por conta de mudanças de temperatura ou umidade. E isso faz com que as peças precisem de um certo espaço para poderem se movimentar ou se expandir.

junta seca na parede
Imagem: Ceusa

No caso do porcelanato da Ceusa, a massa da cerâmica é preparada para sofrer menor impacto em relação a isso, ou seja, dilatar menos. Por isso ela permite o uso da junta seca sem problemas.

Situações em que a junta seca não funciona

Mesmo as linhas de junta seca da Ceusa não podem ser usadas em algumas situações que geram maior quantidade de movimento ou de dilatação. Essas situações são as seguintes:

  • Cobertura de pisos ou revestimentos existentes;
  • Assentamento sobre paredes de gesso acartonado (drywall);
  • Em saunas, lareiras, churrasqueiras, câmaras frias e pisos aquecidos.

Nessas situações acima é preciso deixar juntas de pelo menos 2mm, que ainda é uma medida reduzida, menor do que as usadas normalmente, que costumam ter cerca de 5mm ou mais. Mas a linha fica levemente aparente, diferente de quando não existe junta nenhuma.

Ajude o site

Veja também:

3 comentários em “JUNTA SECA – O QUE É E QUANDO É SEGURO USAR”

  1. Comprei revestimento que em pouquinho tempo ficou manchado de preto.
    Reclamei ao fabricante que de todas as formas não assumiu dizendo que foi mal colocado e que estava pegando umidade o que não é verdade !
    Agora se passaram 5 anos !
    O que posso fazer além de ter que trocar tudo?
    Ainda tenho como ser ressarcida ?

  2. Olá caros colegas, tenho visto muitos comentários indicações entre outras matérias, sou pós graduado em laudos & pericias na área da engenharia civil, e não aconselho ninguém em nenhuma área seja qual for utilizar junta seca, tendo em vista as movimentações que pode ser provenientes de diversas situações, como por exemplo:
    * movimentação sísmica
    * dilatação e retração
    * movimentação por impacto ao movimentar móveis
    Esses são apenas algumas razões entre outras possibilidades de descolar, quebrar, trincar ou mesmo acabar fazendo micro-fissuras em pouco tempo de uso, haja vista que as argamassas também tem seu cálculo de dilatação e retração junto a movimentação dos pisos e sua resistência a essa movimentação.

    Eng. Roberto Silva Lima
    Pós graduado em laudos & Pericias
    http://www.engpericias.com.br

  3. Estou escolhendo os revestimentos dos banheiros e encontrei um em 3D lindo, em junta seca, porém da marca Delta. Vc recomenda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *