KEREZ HOUSE – A CASA COM APENAS UMA PAREDE

A Kerez House, também conhecida como “Casa de Uma Parede” ou “House With One Wall“, foi feita pelo arquiteto suíço Christian Kerez em Zurique.

Ela é na verdade uma casa dividida em duas, para duas famílias, como se fosse uma casa geminada. Mas a diferença é que só existe essa parede, mais nenhuma.

casa uma parede - christian kerez - 2Imagem: Christian Kerez 

A casa é toda feita de concreto e cercada por vidro em todos os lados, que ganharam cortinas para garantir a privacidade dos moradores. E a parede única da construção, na parte central, é toda dobrada, delimitando os ambientes e apoiando os pisos.

casa uma parede - christian kerez - 3Imagem: Christian Kerez

Da mesma forma que um papel não pararia de pé normalmente, apenas curvado ou dobrado, a parede também. Ela cumpre então a função de estrutura da casa, além de abrigar todos os pontos de elétrica e de hidráulica.

casa uma parede - christian kerez - 4Imagem: Christian Kerez

Em cada andar a parede se dobra de maneiras diferentes, e as escadas que interligam os andares também estão localizadas em pontos diferentes.

casa uma parede - christian kerez - 1Imagem: Christian Kerez

São ao todo 3 andares, com o acesso pelo térreo, a sala e a cozinha no 1º andar e o quarto, o banheiro e mais uma pequena saleta no andar mais alto. Parte do fechamento do banheiro, que é o único ambiente que possui uma porta, é feito por um armário, que forma um triângulo com as paredes dobradas.

Projeto e imagens: Christian Kerez
Veja mais projetos de casa.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *