MASSAS DE ASSENTAMENTO ECOLÓGICAS

Normalmente, para assentar os tijolos e blocos uns sobre os outros, é usada uma mistura de cal,  cimento, areia e água, preparada no local. As massas de assentamento ecológicas, ou argamassas poliméricas, são alternativas a esse processo, que já vêm prontas para o uso.

Elas são consideradas ecológicas porque não possuem cimento nem areia em sua composição. Além disso, a massa ecológica tem como vantagens:

– Aplicação muito mais prática e rápida, não só porque já vem pronta, mas também porque é mais fácil de ser aplicada sobre os tijolos, bastando fazer dois filetes com a embalagem em forma de bisnaga.
– Maior resistência, já que possui material adesivo em sua composição;
– Menos desperdício e sujeira na obra;
– Secagem mais rápida.

massa ecologica

Argamassa tradicional x argamassa polimérica. Imagem: Wikipedia

A argamassa tradicional cria camadas grossas entre os blocos, que servem para regularizar eventuais defeitos das peças e deixar as fiadas alinhadas. Já a argamassa ecológica não cria essa camada, o que pelo lado estético é melhor, porém impede que sejam utilizados tijolos ou blocos de qualquer tipo, com superfícies irregulares. Ela também não pode ser usada com blocos estruturais, pois para isso a camada mínima exigida por norma é de pelo menos 1cm de espessura.

Imagem de capa: Biomassa Assentamentos

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *