MATERIAIS DAS CUBAS PARA BANHEIRO

Atualmente as cubas para banheiro são feitas em vários materiais, por isso na hora de escolher surgem algumas dúvidas.

As cubas de louça ou cubas de porcelana, disponíveis normalmente nas cores branca, preta ou creme, são as mais tradicionais e conhecidas, e são bem resistentes a riscos e produtos químicos, embora sejam pesadas e possam se quebrar facilmente em caso de choque.

cuba de apoio deca branco -madeiramadeiraCuba de louça – Clique para ver na loja.

As cubas de vidro também podem quebrar com choques, mas têm como vantagem o aspecto leve e brilhante,  com uma ampla gama de cores. Elas são fáceis de limpar, mas não devem ficar molhadas constantemente, já que o cloro da água pode causar manchas. Para evitar esse problema, basta deixar a cuba seca após o uso ou após a limpeza, pelo menos. Produtos químicos também não são aconselhados para fazer a limpeza, basta um pano úmido com detergente.

As cubas de resina, que podem ser acrílicas, de poliéster ou policarbonato, também devem ser limpas deste jeito, e evitando-se ainda esponjas ou panos abrasivos, pois elas podem riscar. Mas se esses cuidados forem tomados, elas podem durar por muito tempo, mantendo a boa aparência, com a vantagem de serem mais leves e quebrarem menos do que o vidro ou a porcelana. Outro diferencial das resinas e do vidro é a ampla variedade de cores e a possibilidade de incluir transparência na peça, sendo ela colorida ou não. E no caso da resina, existem também mais possibilidades em relação à forma e textura.

cubas de resina - mbCubas de resina – Clique para ver na loja.

As cubas de inox são bem resistentes a produtos químicos, sendo inclusive esse o material mais usado em cozinhas, onde a resistência precisa ser maior, e também não são quebradiças. Mas devem, assim como as cubas de resina, ser limpas com panos ou esponjas macias, para não riscar. O visual do inox confere um toque “high tech” aos ambientes, e pode combinar com os metais como torneiras e acessórios.

cuba de embutir inox franke - walmartCuba de inox – Clique para ver na loja.

As cubas de cerâmica, ao contrário das de inox, costumam ter aspecto mais rústico, ideal para ambientes em que se queira criar um ar mais artesanal e aconchegante. Mas por ser até mais quebradiça do que a porcelana convencional, o ideal é que seja usada em banheiros com menor intensidade de uso, como lavabos por exemplo.

Existem também cubas de madeira, embora sejam mais difíceis de encontrar. Elas geram sensação aconchegante ao banheiro, e resistem à água por terem uma proteção sobre o material.

cuba de madeira - mbCuba de madeira – Clique para ver na loja.

Ao fazer cubas no mesmo material da bancada, que são as chamadas “cubas montadas”, elas podem ser também de granito, mármore, porcelanato ou outras pedras. Veja aqui as diferentes possibilidades de materiais para bancadas existentes.

Imagem de capa: Harvest Hustle

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “MATERIAIS DAS CUBAS PARA BANHEIRO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *