MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS

Na hora de construir, reformar ou decorar existem inúmeras opções de materiais ou sistemas construtivos sustentáveis, ou seja, que agridem menos o meio-ambiente do que as opções convencionais. Vale a pena conhecer. (Ver também: “Mitos sobre Sustentabilidade” e “Paradigmas da Construção“)

Sistemas construtivos ecológicos e sustentáveis

Superadobe: Sistema de construção à base de terra ensacada, similar ao adobe e ao hiperadobe, muito econômico e que pode ser feito através de mutirão, sem máquinas. Saiba mais sobre o superadobe aqui.

COB: Outro sistema construtivo à base de terra, porém sem o uso de sacos de qualquer tipo, e sim de uma mistura de terra com palha e água que pode ser moldada com as mãos. Saiba mais sobre o COB aqui.

materiais sustentáveis - COB - buzzfeedConstrução em COB. Imagem: BuzzFeed

Containers: Construções feitas com containers marítimos reutilizados e transformados em paredes e coberturas, como caixotes prontos, evitando o desperdício de material e agilizando a obra. Saiba mais sobre as construções com containers aqui.

materiais sustentáveis - container - poteet architectsImagem: Poteet Architects

EPS: Sistema construtivo que utiliza EPS, também conhecido como isopor, além de argamassa e uma grelha metálica. O método deixa a construção mais rápida, evita desperdícios e aumenta a eficiência termo-acústica dos ambientes. Saiba mais sobre as construções de EPS aqui.

Tijolo Ecológico: Outro sistema construtivo que agiliza a obra e reduz custos e desperdícios através da substituição das vigas e pilares por paredes estruturais que não precisam ser quebradas para passar a tubulação, além de utilizar tijolos menos agressivos ao meio-ambiente do que os tijolos de concreto ou cerâmica, pois são feitos a partir da terra. Saiba mais sobre os tijolos ecológicos aqui.

Wood Frame: Método de construção pré-fabricado, muito utilizado nos Estados Unidos por sua resistência à movimentação do solo e também pela praticidade que agrega à obra, composto basicamente por uma estrutura de grelhas de madeira e painéis de fechamento. Saiba mais sobre o wood frame aqui.

Revestimentos ecológicos e sustentáveis

Cerâmicas feitas com lâmpadas recicladas: Revestimento cerâmico em diversas cores e modelos, feitos a partir da lâmpada fluorescente que seria descartada e contaminaria o solo com mercúrio se não fosse reaproveitada. Saiba mais sobre as cerâmicas ecológicas aqui.

Pisos e revestimentos de bambu: Materiais para revestimento que parecem madeira comum porém são feitos a partir do bambu, que é considerado ecológico devido ao seu rápido crescimento. Saiba mais sobre os pisos de bambu aqui.

materiais sustentáveis - piso bambu - neobambuRevestimentos de bambu. Imagem: NeoBambu

Tintas ecológicas: Tintas naturais ou industriais à base d’água que agridem menos o meio-ambiente e as pessoas devido à ausência de componentes nocivos presentes nas tintas comuns. Saiba mais sobre as tintas ecológicas aqui.

Coberturas ecológicas e sustentáveis

Telhados Verdes: Lajes ou coberturas com telhas que recebem uma camada de vegetação que protege do calor e purifica o ar. Saiba mais sobre telhados verdes aqui.

materiais sustentaveis - telhado verde - ecotelhadoTelhado Verde. Imagem: Ecotelhado

Telhas feitas com materiais reciclados: Cobertura feita a partir de tubos de pasta de dente e outros materiais reaproveitados, que serve para substituir as telhas de amianto. Saiba mais sobre as telhas ecológicas aqui.

Soluções ecológicas e sustentáveis

Reaproveitamento da água das chuvas: Sistema que armazena a água das chuvas em reservatórios que funcionam como caixas d’água alternativas e podem servir para abastecer torneiras externas ou os vasos sanitários. Saiba mais  sobre a captação de água das chuvas aqui.

Lareiras ecológicas: Lareiras portáteis que não precisam de coifas nem de lenha, funcionando apenas à base de álcool. Saiba mais sobre as lareiras ecológicas aqui.

Banheiros eficientes: Dispositivos para banheiros que diminuem o gasto de água, como válvulas de descarga duplas, torneiras com fechamento automático e mictórios secos. Saiba mais sobre os banheiros eficientes aqui.

Luminárias solares: Luminárias que dispensam o uso de energia e não precisam de fios, pois funcionam à base de luz solar. Saiba mais sobre as luminárias solares aqui.

Piscinas naturais: Piscinas que são filtradas de maneira natural, dispensando assim o uso de produtos químicos agressivos, utilizando menos energia para o bombeamento e também facilitando a manutenção. Saiba mais sobre as piscinas naturais aqui.

materiais sustentaveis - piscina natural - biotopImagem: Biotop Natural Pools

Iluminação natural tubular: Tubos instalados na cobertura que parecem luminárias elétricas mas na verdade apenas trazem a luz do sol para dentro dos ambientes. Saiba mais sobre a iluminação natural tubular aqui.

Outros materiais sustentáveis:

Argamassa de argila: Argamassa de acabamento feita a partir de argila, ou seja, terra úmida. Saiba mais sobre a argamassa de argila aqui.

Massas de assentamento ecológicas: Massa para assentamento de blocos considerada ecológica por não ter cimento nem areia em sua composição. Saiba mais sobre a massa de assentamento ecológica aqui.

Imagem de capa: Guz Architects

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *