MINI-CASA DE 28m² NO TERRENO PLANO

O projeto dessa mini-casa foi feito de maneira a gerar conforto e sensação de bem-estar mesmo em uma área pequena.

O que a mini-casa de 28m² tem:

  • Sala
  • Cozinha
  • Home Office
  • Quarto
  • Banheiro

projeto de mini-casa de 28m² - plantaPlanta da mini-casa de 28m².

Medidas do terreno

O projeto da mini-casa foi feito em um terreno de 128m², com 8 x 16 metros. Ele pode ser menor na profundidade, caso o jardim da parte de trás seja reduzido. Mas na largura essa é a medida mínima.

projeto de mini-casa de 28m²

Ambientes integrados

Todos os ambientes dessa mini-casa são integrados, exceto o banheiro. Assim todos eles ficam com maior sensação de amplitude, e os gastos de construção são reduzidos.

projeto de mini-casa de 28m²

Banheiro com jardim de inverno

Mesmo no pequeno espaço foi deixada uma área para fazer um jardim no banheiro. Com isso ele fica bem ventilado e iluminado, e ao mesmo tempo tem muita privacidade.

Redução de gastos com tubulação hidráulica

A mini-casa tem apenas uma parede hidráulica, que é a que fica entre o banheiro e a cozinha. Ou seja, apenas nessa parede existem pontos de água e de esgoto. E essa parede fica logo abaixo da caixa d’água. Isso faz com que a quantidade de tubulação usada seja pequena, reduzindo gastos na construção. (Veja também: “Como Reduzir Gastos na Construção Sem Perder Qualidade” e “Casa Econômica e Eficiente“).

projeto de mini-casa de 28m²

Investimento nas grandes aberturas para o quintal

Os gastos de construção da mini-casa foram reduzidos em todo o projeto: Foi usado o sistema de tijolos ecológicos, as áreas molhadas foram concentradas, e a forma da casa é muito simples. O único elemento que requer um investimento maior nesse caso são as grandes aberturas na parte dos fundos. Essa grande abertura é essencial para a sensação de bem-estar na casa pequena, pois integra o espaço externo ao interno, gerando sensação ampla e aberta.

projeto de mini-casa de 28m²

Ventilação natural

A presença de aberturas em paredes opostas gera a circulação natural do ar de uma ponta até a outra da casa. Assim ela fica toda bem ventilada. A ventilação natural é sempre um fator importante para o bem-estar dos ambientes, e nesse caso era ainda mais necessário, devido às grandes aberturas que podem receber muito sol. Se não fossem criadas condições para a ventilação cruzada no local, o espaço poderia ficar muito quente. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

Versatilidade das portas de correr

Outra vantagem das portas de correr presentes no fundo da casa é a versatilidade que elas conferem ao ambiente. Com 4 folhas que correm tanto para a direta quanto para a esquerda, as portas podem ficar em várias posições. Dependendo dessa posição, os bancos e a bancada da ilha da cozinha podem ser usados também pelo lado de fora. Além disso, as prateleiras da ilha funcionam como um armário para o quintal. Basta que a porta de correr esteja aberta nessa parte.

Closet e sala no mesmo espaço

A área ao lado da cama funciona como closet e sala ao mesmo tempo, otimizando o aproveitamento do espaço. Essa área possui um guarda-roupas, além de uma poltrona com mesinha. A poltrona fica voltada para a TV, sobre um tapete aconchegante, e o armário tem espelhos nas portas para ampliar o ambiente.

projeto de mini-casa de 28m²

Casa pequena com muitos armários

Mesmo sendo uma casa bem pequena, similar a uma quitinete, ela tem muitos armários. Isso foi conseguido pela presença de armários na base da cama, de gavetas na escrivaninha e também pelo uso de toda uma parede para colocar armários. Essa parede conta com um guarda-roupas relativamente grande, mais um baú, prateleiras e um armário baixo. E esse parede funciona também como local para colocar a TV, aproveitando ainda mais o espaço e deixando a TV voltada para a casa inteira.

Vídeo da mini-casa de 28m²

Confira no vídeo abaixo um tour virtual pela parte externa e interna da mini-casa de 28m²:

Projeto: Arq. Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

6 comentários em “MINI-CASA DE 28m² NO TERRENO PLANO”

  1. Boa noite..amei a casa..linda…arejada..moderna.Tenho um terreno estreito 7 largura…15 comprimento,esta casa seria possivel? preciso de uma minicasa desta.Um abraço

    1. Oi, Adriana! Que bom que gostou 🙂 No terreno de 7 metros ela pode ser feita apenas se não for necessário ter recuo lateral (Isso precisa ser visto na lei de zoneamento do local). Nesse caso teria que ser feita uma porta na parede da frente, para poder entrar. Mas se não puder deixar sem recuo existe também a opção de virar a casa no outro sentido, com apenas um corredor em um dos lados e 2 metros do outro, por exemplo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *