MINI-CASA DE 28m² NO TERRENO PLANO

O projeto dessa mini-casa foi feito de maneira a gerar conforto e sensação de bem-estar mesmo em uma área pequena.

O que a mini-casa de 28m² tem:

  • Sala
  • Cozinha
  • Home Office
  • Quarto
  • Banheiro

projeto de mini-casa de 28m² - plantaPlanta da mini-casa de 28m².

Medidas do terreno

O projeto da mini-casa foi feito em um terreno de 128m², com 8 x 16 metros. Ele pode ser menor na profundidade, caso o jardim da parte de trás seja reduzido. Mas na largura essa é a medida mínima.

projeto de mini-casa de 28m²

Ambientes integrados

Todos os ambientes dessa mini-casa são integrados, exceto o banheiro. Assim todos eles ficam com maior sensação de amplitude, e os gastos de construção são reduzidos.

projeto de mini-casa de 28m²

Banheiro com jardim de inverno

Mesmo no pequeno espaço foi deixada uma área para fazer um jardim no banheiro. Com isso ele fica bem ventilado e iluminado, e ao mesmo tempo tem muita privacidade.

Redução de gastos com tubulação hidráulica

A mini-casa tem apenas uma parede hidráulica, que é a que fica entre o banheiro e a cozinha. Ou seja, apenas nessa parede existem pontos de água e de esgoto. E essa parede fica logo abaixo da caixa d’água. Isso faz com que a quantidade de tubulação usada seja pequena, reduzindo gastos na construção. (Veja também: “Como Reduzir Gastos na Construção Sem Perder Qualidade” e “Casa Econômica e Eficiente“).

projeto de mini-casa de 28m²

Investimento nas grandes aberturas para o quintal

Os gastos de construção da mini-casa foram reduzidos em todo o projeto: Foi usado o sistema de tijolos ecológicos, as áreas molhadas foram concentradas, e a forma da casa é muito simples. O único elemento que requer um investimento maior nesse caso são as grandes aberturas na parte dos fundos. Essa grande abertura é essencial para a sensação de bem-estar na casa pequena, pois integra o espaço externo ao interno, gerando sensação ampla e aberta.

projeto de mini-casa de 28m²

Ventilação natural

A presença de aberturas em paredes opostas gera a circulação natural do ar de uma ponta até a outra da casa. Assim ela fica toda bem ventilada. A ventilação natural é sempre um fator importante para o bem-estar dos ambientes, e nesse caso era ainda mais necessário, devido às grandes aberturas que podem receber muito sol. Se não fossem criadas condições para a ventilação cruzada no local, o espaço poderia ficar muito quente. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

Versatilidade das portas de correr

Outra vantagem das portas de correr presentes no fundo da casa é a versatilidade que elas conferem ao ambiente. Com 4 folhas que correm tanto para a direta quanto para a esquerda, as portas podem ficar em várias posições. Dependendo dessa posição, os bancos e a bancada da ilha da cozinha podem ser usados também pelo lado de fora. Além disso, as prateleiras da ilha funcionam como um armário para o quintal. Basta que a porta de correr esteja aberta nessa parte.

Closet e sala no mesmo espaço

A área ao lado da cama funciona como closet e sala ao mesmo tempo, otimizando o aproveitamento do espaço. Essa área possui um guarda-roupas, além de uma poltrona com mesinha. A poltrona fica voltada para a TV, sobre um tapete aconchegante, e o armário tem espelhos nas portas para ampliar o ambiente.

projeto de mini-casa de 28m²

Casa pequena com muitos armários

Mesmo sendo uma casa bem pequena, similar a uma quitinete, ela tem muitos armários. Isso foi conseguido pela presença de armários na base da cama, de gavetas na escrivaninha e também pelo uso de toda uma parede para colocar armários. Essa parede conta com um guarda-roupas relativamente grande, mais um baú, prateleiras e um armário baixo. E esse parede funciona também como local para colocar a TV, aproveitando ainda mais o espaço e deixando a TV voltada para a casa inteira.

Vídeo da mini-casa de 28m²

Confira no vídeo abaixo um tour virtual pela parte externa e interna da mini-casa de 28m²:

Projeto: Arq. Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “MINI-CASA DE 28m² NO TERRENO PLANO”

  1. Gostei demais.
    Muito aconchegante e da pra um casal sem filhos ficar muito bem.

    Um abraço pra vcs e obrigado pelas dicas e por dividir suas idéias e criações com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *