MORADIA ESTUDANTIL EM CONTÊINERES

Uma empresa dinamarquesa chamada Bjarke Ingels criou um protótipo de moradia estudantil sustentável em Copenhague, feito com contêineres.

Construção à base de Contêineres Flutuantes

O projeto da habitação foi feito com contêineres, para acelerar a construção e reaproveitar o material, e é flutuante, com o intuito de aproveitar as áreas sobre as águas em frente aos canais e portos em todo o mundo, que ficam sem utilização.

moradia-estudantil em contêineres

Toda a estrutura tem o total de 680m² de área, contendo 9 contêineires empilhados ordenadamente sobre uma plataforma flutuante . A construção contém as moradias em si, que são na verdade quartos, além de uma área comum com um pátio/jardim,  a área de banho, a área de churrasco, o local para estacionar caiaques, uma sala de estar, uma lavanderia e 12 depósitos para os pertences dos estudantes.

moradia-estudantil em contêineres

Tratamento dos contêineres

Os contêineres utilizados para a construção foram deixados praticamente intactos do lado de fora, a não ser pelos recortes de portas e janelas, feitas do piso ao teto para oferecer muita luz natural e aproveitar a vista do local.  E do lado de dentro, para deixar os ambientes agradáveis, os contêineires ganharam revestimento de madeira e drywall, junto com um material altamente isolante, desenvolvido pela NASA e que deixa o ambiente confortável durante todo o ano.

moradia-estudantil em contêineres

Outro recurso que foi usado para garantir o conforto foi um sistema que utiliza a água do mar para aquecer e resfriar o interior, substituindo o ar-condicionado comum. Os quartos dos estudantes têm poucos móveis, e são simples porém funcionais.

moradia-estudantil em contêineres

Os 3 contêineres que ficaram no topo da construção tiveram a cobertura aproveitada de maneiras diferentes: Um recebeu painéis solares, o outro um telhado verde e o terceiro virou um terraço de madeira com cadeiras para relaxar e tomar sol.

Projeto e imagens: Bjarke Ingels

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *