O FOGÃO PODE FICAR PERTO DA GELADEIRA?

Sempre se diz que o fogão não pode ficar perto da geladeira. Mas isso pode ser relativo. E também não é legal deixar o fogão e a geladeira completamente afastados. Entenda então o que fazer, e por quê:

Por que o fogão não pode ficar muito perto da geladeira

O fogão perto demais da geladeira pode mesmo ser um problema. Isso porque ele pode gerar altas temperaturas, especialmente quando o forno está ligado. O calor do forno sai por trás do fogão, indo então para trás da geladeira, se os dois aparelhos estiverem ao lado um do outro. E dessa forma a geladeira precisa gastar mais energia para se manter refrigerada, pois o ar que vem de fora acaba esquentando a parte interna da geladeira.

Mas essa é uma situação específica, gerada pelo forno, e nem tanto pelas bocas do fogão. Portanto, um cooktop pode até ficar perto da geladeira que não aumenta tanto a temperatura da parte traseira da geladeira, por exemplo, já que seu calor não vai diretamente para a parte de trás da bancada. Além disso, as bocas tendem a ser usadas por menos tempo do que o forno, o que ajuda a manter as temperaturas mais amenas. Então a regra de distância é mais importante para os fogões propriamente ditos, que tenham forno, e nem tanto para os cooktops.

O que é perto demais

Perto demais, tanto em um caso quanto no outro, significa logo ao lado, sem espaço quase nenhum de distância. Se houver pelo menos 30 ou 40cm entre um e outro já começa a ficar melhor, pois não esquenta tanto.

Quando a geladeira ou eletros são embutidos

Outra questão que também faz diferença é se existir uma peça de madeira entre a geladeira e os outros equipamentos, como uma lateral ou fornos embutidos, por exemplo. Assim o ar em volta dela fica mais protegido, com menos contato com o ar que sai dos outros aparelhos, e por isso pode ficar mais fresco. Então nesse caso a distância em relação a fornos e fogões também pode ser menor sem causar problemas.

distancia entre fogão e geladeira

Qual a distância máxima entre o fogão e a geladeira

Ao mesmo tempo em que não se indica deixar o fogão muito próximo da geladeira, devido a um possível aumento do gasto de energia, também não é bom deixá-los muito afastados. E “muito afastados” seria algo próximo de 5 ou 6 metros de distância, aproximadamente. Isso porque os alimentos costumam ser retirados da geladeira e colocados em uma bancada para preparo, e logo em seguida ao fogão. Então se tudo estiver muito longe, é preciso caminhar muito com os alimentos nas mãos, o que não é muito prático.

Pelo mesmo motivo, não é o ideal fazer uma ilha interrompendo o caminho entre a geladeira e as outras bancadas, pois assim ela acaba se tornando um obstáculo a ser contornado todas as vezes que algo precisa ser levado ou buscado na geladeira. Ou seja, o percurso acaba ficando muito longo, e isso depois de um tempo pode se tornar cansativo e pouco eficiente. Veja aqui qual a disposição ideal dos equipamentos na cozinha (fogão, geladeira e pia).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *