PONTOS NECESSÁRIOS PARA INSTALAR UMA LAVA LOUÇAS

Não é raro que se queira instalar uma lava louças em uma cozinha que ainda não a tenha. Mas com isso surgem algumas dificuldades, porque ela precisa de alguns pontos na parede para poder funcionar. Veja quais são, e como resolver:

Ponto de energia

Para começar, a lava louças precisa de um ponto de energia, ou seja, uma tomada. Isso parece simples, mas pode se tornar um pouco mais complicado caso não exista uma tomada livre e exclusiva para a máquina. Isso porque não é legal ligar vários aparelhos em uma única tomada, especialmente na cozinha. Isso sobrecarrega a tomada e o circuito de energia, podendo queimar o aparelho ou a fiação. Então é preciso ver se existe uma tomada que possa ser usada exclusivamente por ela, e se não existir ela precisa ser adicionada.

Fornecimento de água da lava louças

Para funcionar, a máquina de lavar louças obviamente precisa de água. E para isso ela precisa estar ligada por uma mangueira (que vem junto com ela) a um ponto de água.

Mas se não existir um ponto na parede, que dificilmente existe a não ser que tenha sido prevista uma lava louças, ela pode:

  • Ser conectada a uma torneira existente. Basta trocar a torneira por um modelo duplo, ou seja, que tenha a torneira normal e mais uma segunda parte onde pode ser encaixada a mangueira da lava louças. Veja alguns exemplos de torneiras duplas aqui. O inconveniente dessa situação é apenas que a mangueira fica aparente.
torneira dupla
Clique para ver torneiras duplas (ou triplas) na loja.
  • Ser conectada ao ponto de água na parte de baixo da pia, próximo da parede. Nesse caso a mangueira fica escondida no armário, e fica tudo certo. Mas é um pouco mais complicado de fazer a troca das tubulações nesse caso, por isso pode ser preciso chamar um encanador.
instalar lava louças

Saída da água para o esgoto

Além de receber água para funcionar, é preciso também deixar essa água sair de alguma forma. Essa função é chamada de dreno. Ela costuma ser feita através de um ponto na parede, onde o cano de escoamento da máquina é encaixado, e essa tubulação leva a água ao esgoto. Mas se não existir o ponto de saída de água na parede, existem duas soluções possíveis:

  • Escoar a água na pia. Essa solução é bem improvisada, e só pode ser usada por máquinas de bancada. Não é uma opção ideal, porque além da lava louças ficar logo ao lado da cuba, ocupando espaço de bancada e deixando o visual carregado, a mangueira de escoamento fica aparente. Mas em casos onde nada mais seja possível, dá para usar a máquina assim, pois tecnicamente funciona.
  • Ligar o dreno da máquina no esgoto existente. Essa solução é a mais indicada, e consiste em criar um ponto de conexão na tubulação de esgoto existente na parede, por onde sai a água da pia. É criado um ponto para encaixar o cano de escoamento da água da lava louças no meio desse cano, como se fosse o ponto na parede. Assim ela funciona normalmente, pode ficar na parte de baixo da bancada, e nada fica aparente. Mas é preciso chamar um encanador para fazer o serviço, ou ter muita habilidade nessa área.
comprar lava louças

Clique aqui para ver lava louças na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *