ONDE COLOCAR O BOTIJÃO DE GÁS DA COZINHA

O gás da cozinha pode ser embutido na parede ou vir de um botijão. Quando vem do botijão, é preciso resolver onde ele irá ficar.

Em prédios, o gás que abastece os apartamentos costuma ser encanado, ou seja, embutido nas paredes. Nesse caso a mangueira do fogão deve ser ligado a um ponto fixo da parede.

O botijão costuma ser usado em casas, por isso normalmente existe a possibilidade de deixar o botijão do lado de fora. E isso é muito importante para evitar acidentes. Quando se lê ou se escuta falar que botijões de cozinha não devem ficar em locais fechados, isso não significa apenas dentro de armários. A cozinha em si é um ambiente fechado. Em caso de explosão do botijão, por exemplo, quanto mais afastado ele estiver da parte interna da casa melhor.

Como instalar o botijão do lado de fora da casa

Já que o botijão deve ficar do lado de fora de casa, existem duas possibilidades: Fazer um abrigo para os botijões mais afastado ou encostado na parede na cozinha. Nos dois casos é importante que os botijões não fiquem expostos ao tempo e ao possível contato com animais e crianças.

onde colocar o botijão de gás

Se o botijão ficar afastado das construções, a segurança é maior, mas é preciso embutir a mangueira em todo o percurso até a cozinha. E o abrigo deve ser aberto ou ter portas com algum tipo de ventilação, como venezianas. Isso é importante para que o gás se espalhe em caso de vazamento, ao invés de ficar concentrado dentro do abrigo, gerando maior risco de explosão.

Especificações técnicas do abrigo de gás

Além da necessidade de ventilação, outros cuidados que devem ser tomados ao fazer p abrigo do botijão de gás são:

  • Deixar o botijão sempre em pé, nunca deitado
  • Não deixar a mangueira passando por trás do fogão, que é um local de alta temperatura

botijão de gásImagem: Dako

  • Deixar o abrigo do botijão afastado de ralos, caixas de gordura e esgoto, a pelo menos 1,50m
  • Não deixar o abrigo perto ou em contato com produtos inflamáveis, nem de fontes de calor ou faíscas, como tomadas por exemplo

abrigo botijão de gás

Uma ideia para tirar o botijão de dentro da cozinha

Se a casa não tiver ainda um abrigo para o botijão, deve ser criado um do lado de fora da cozinha. Nessa cozinha das imagens, o botijão ficava do lado de dentro. A parede externa mais próxima do fogão era a parede da janela.

Foi criado então um dente no canto da cozinha, abaixo das bancadas, na parte do canto. Nesse local foi colocado o botijão, com acesso pelo lado de fora. Dessa forma ele ficou em um local seguro, e escondido na parte de dentro e de fora. Na parte externa fica apenas uma porta vazada e na parte interna o dente nas paredes se mistura com os armários e prateleiras. E a mangueira rente à parede do fundo liga o botijão de gás ao fogão sem dificuldades de acesso em caso de manutenção.

abrigo para botijão de gás

Abrigo para o gás comprado pronto

O abrigo para o botijão de gás, também chamado de casinha do gás, é normalmente feito em alvenaria. Mas não é preciso fazer dessa forma, pois existem abrigos prontos para o gás. Eles são menores, e evitam a sujeira feita pela construção em alvenaria.

abrigo pronto para botijão de gásAbrigo para botijão de gás – Clique para ver na loja.

O abrigo pronto para botijão de gás não tem fundo, por isso fica ventilado. Ele tem o tampo removível, para colocar e retirar o botijão, e pode ficar em áreas externas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *