PAINÉIS PARA COBRIR REVESTIMENTOS EXISTENTES

O material conhecido como PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) é composto, como diz o nome, por um plástico do tipo poliéster misturado com a fibra de vidro.

Painéis podem cobrir revestimentos existentes

Essa mistura, quando utilizada na forma de chapas, se transforma em uma ótima opção de revestimento para paredes internas ou externas, mesmo se já existir algum outro material instalado, como azulejos, mármores, chapas de aço, argamassas ou painéis de fibrocimento. Também pode ser aplicada diretamente sobre blocos de concreto ou sobre paredes pintadas.

prfv - fibralit conceptum 2 - para cobrir revestimentosImagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum

Embora possa ser utilizado no revestimento interno de piscinas, o PRFV não é indicado para o revestimento de pisos por não ser muito resistente a impactos, como o vidro por exemplo. Embora seja muito resistente em todos os outros aspectos, ele é muito fino e por isso pode trincar em caso de impactos fortes.

prfv - fibralit conceptum 1 - para cobrir revestimentosImagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum

Principais vantagens do revestimento com chapas de PRFV:

– Alta resistência química, permitindo que as placas sejam instaladas inclusive em banheiros ou piscinas, já que podem ser molhadas, além de serem boas para evitar alergias, já que não acumulam fungos ou bactérias.
– Espessura reduzida (de 1,5 a 2,5mm), mesmo ao final da instalação, já que as chapas são muito finas e não necessitam de argamassa para serem fixadas nas paredes.
– Leveza do material, facilitando o transporte. As placas de PRFV pesam mais ou menos a metade do alumínio, que já é um material leve.
– Facilidade de aplicação, graças à leveza das peças e ao fato de ser uma instalação seca, feita com parafusos.
– Alta durabilidade, podendo durar por décadas sem necessidade de manutenção além da limpeza comum.
– Bom custo benefício, pois não são tão caras se comparadas com os benefícios que proporcionam.

prfv - bulltrade - para cobrir revestimentosImagem: Bulltrade, fabricante dos painéis Fiberbull

Acabamento das chapas de PRFV

As chapas não precisam receber pintura, embora possam ser preparadas para isso. Normalmente é utilizada uma resina para vedação das peças e também um material conhecido como gel coat, que deixa o revestimento protegido e brilhante.

prfv - fibralit conceptum 3Imagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum

Veja também outras formas de cobrir revestimentos existentes.

Ajude o site

Veja também:

9 comentários em “PAINÉIS PARA COBRIR REVESTIMENTOS EXISTENTES”

  1. Bom dia, Alguém tem alguma ideia se encontro representante desse revestimento de PRFV aqui na Bahia?
    Obrigada

    1. Olá, Lidia! Procurei e não encontrei um fornecedor desse material na Bahia, mas vou deixar seu comentário aqui para algum fornecedor se manifestar, tá? Abs!

  2. Prezada Fernanda,

    Estou transformando uma cozinha que mede 4,00m x 2,70m em um quarto. Considerando que as paredes possuem revestimento cerâmico, qual o melhor ou mais econômico procedimento que deve ser adotado:
    1. retirar a cerâmica e depois rebocar com argamassa ou gesso e pintar ou aplicar papel de parede;
    2. pintar com textura, ou
    3. revestir com PRFV ou outro material?

    Obrigado,

    Heraldo

    1. Olá, Heraldo, como vai? Como se trata de um quarto, o ideal é usar revestimentos que deixem o ambiente mais aconchegante, como painéis de madeira, pintura, papéis de parede ou tecidos. E é melhor cobrir a cerâmica do que retirá-la, pois a desvantagem de ter alguns milímetros a menos é bem menos significativa do que o gasto e a dor de cabeça envolvida em quebrar e jogar fora toda a cerâmica. Então as opções 2 e 3 são mais indicadas, contanto que p material de revestimento final seja acolhedor e confortável. Se quiser, entenda as sensações geradas pelos diferentes materiais aqui. Abs, espero ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *