PAPEL DE PAREDE NO BANHEIRO, PODE?

Usar papel de parede no banheiro é uma opção válida sim. É preciso apenas tomar alguns cuidados.

Tipos de papel de parede

Existem papéis de parede que precisam de cola ou então papéis de parede adesivos. Isso interfere apenas na hora de colocar o papel na parede, pois o adesivo é mais prático.

Mas existe também outra diferença entre os papéis de parede que interfere diretamente na sua utilização nos banheiros. É preciso saber se é um papel de parede que pode ser molhado ou não.

O nome do papel de parede lavável ou impermeável, ou seja, que pode ser molhado, é papel de parede vinílico. E o papel de parede comum, que não pode ser molhado, é o papel de parede vinilizado. São nomes parecidos, por isso pode surgir uma confusão.

papel de parede no banheiroClique aqui para ver papéis de parede laváveis na loja.

O papel de parede vinílico é mais resistente à umidade do ambiente (não da parede) e mais durável, de forma geral. Então se o banheiro for um lavabo, e o papel for usado apenas em uma parede que não fique em contato com a água, o papel de parede comum pode servir. Mas se o banheiro tiver um box, melhor usar o papel de parede vinílico, que não irá estragar com o vapor que vem do chuveiro.

papel de parede no banheiroClique aqui para ver papéis de parede laváveis na loja.

Onde usar o papel de parede no banheiro

O papel de parede comum pode ser então aplicado em paredes de lavabos que não tenham contato com a água. Já o papel de parede lavável (vinílico) pode ser usado em paredes que fiquem próximas à pia, ou então em banheiros com box. E mesmo nos lavabos, o papel de parede lavável tem a vantagem de poder ser limpo com pano úmido.

papel de parede no banheiroClique aqui para ver papéis de parede laváveis na loja.

O papel de parede pode ser usado sobre azulejos?

Para aplicar o papel de parede sobre azulejos é preciso que eles sejam do tipo adesivo, já que a cola para papel de parede normalmente funciona apenas sobre pintura. E também é importante verificar se os rejuntes são muito marcados na parede, com os azulejos saltados para a frente. Se forem, eles poderão aparecer no papel de parede. Por isso quanto menos salientes os azulejos em relação ao rejunte melhor. Além disso, papéis de parede estampados tendem a esconder mais essas marcas do que os papéis lisos.

papel de parede no banheiroClique aqui para ver papéis de parede laváveis na loja.

O papel de parede pode ser usado dentro do box?

Alguns fornecedores de papéis de parede vinílico indicam seus produtos para serem usados dentro dos boxes. É preciso apenas que não exista infiltração nem mofo nessas paredes. E de qualquer forma, a durabilidade do papel de parede dentro do box fica comprometida pelo contato direto e constante com a água em alta temperatura. Por isso o papel de parede vinílico pode ser usado dentro do box, mas ele precisará ser trocado após algum tempo. De forma geral, a durabilidade do papel de parede varia  de acordo com a quantidade de uso do chuveiro e também da ventilação do banheiro.

Ajude o site

Veja também:

5 comentários em “PAPEL DE PAREDE NO BANHEIRO, PODE?”

  1. Boas! Por favor, quero colocar papel de parede no meu banho, por causa de seu custo x benefício e de sua facilidade, mais quero entender tudo pra que o serviço seja o melhor possível! Como preparar o azulejo pra receber o Papel de parede, como niveli os rejunte, tenho que passar alguma “cola adesiva” ?

    1. Olá, Sueli. Nesse link aqui tem várias opções de papel de parede vinílico lavável. Eles podem ser molhados, contanto que não seja constantemente. E é bom também deixar o banheiro com a janela aberta para ventilar depois do banho. Abraços!

  2. qual cola usar em um papel de parede dentro do banheiro, pois a cola normal de papel de parede, com a umidade gerada pelo box solta as pontas do papel.
    Você tem alguma recomendação?

    1. Olá, Ricardo. O papel de parede para locais úmidos deve ser impermeável, por isso a umidade não chega diretamente na cola. Mas mesmo assim o ideal é usar cola sintética, que evita o aparecimento de bolor no papel. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *