PISCINAS COM BORDA INFINITA

Piscinas com borda infinita ou, como são também chamadas, “piscinas infinitas” são aquelas que parecem acabar no nada, ou seja, que parecem não ter borda para conter a água em algum dos lados.

É comum ver piscinas com borda infinita em terrenos em declive ou locais altos com uma vista privilegiada, e especialmente em terrenos próximos ao mar, onde a piscina e o oceano parecem se tornar um só dependendo do ponto de vista.

Algumas delas têm esse tipo de borda apenas no lado mais alto, e outras têm em dois ou mais lados, inclusive no local de entrada da piscina.

casa mirage - kois architecture 3Casa com piscina infinita na cobertura. Kois Associated Architects

Como são feitas as piscinas com borda infinita

No local de acesso da piscina, pode ser feita uma margem inclinada, formando uma pequena rampa que fica parcialmente submersa na água. Só isso já dá um efeito mais suave do que a borda convencional.

Mas a verdadeira borda infinita, que dá a impressão de não existir margem, com a superfície da água sempre no limite mais alto da piscina, é feita com essa pequena rampa e mais uma área de escoamento da água, logo após a borda. Essa área é uma espécie de calha onde a água é despejada por bombeamento, e que contém uma tubulação que leva a água de volta à piscina constantemente. Sem essa margem, a água da piscina seria perdida ou então não poderia ficar tão alta e ponto de esconder as laterais completamente.

piscina borda infinita 2 - poolpiscinaImagem: Pool Piscina

Existe também um método econômico de fazer a borda infinita, que faz com que ela tenha um custo de execução parecido com o de uma piscina com borda convencional. Nesse sistema a borda fica reta ao invés de inclinada, e a água transborda apenas com a movimentação da água, já que não existe bombeamento. O resultado, então, não é tão perfeito quanto o do método tradicional em termos visuais, pois ela só fica totalmente cheia na hora em que for colocada a água através do mecanismo original da piscina, e a água perdida cai em uma margem com pedriscos ao lado da borda. Mas existe, em compensação, uma economia de energia durante seu funcionamento e o custo de execução é menor devido à ausência de tubulações para fazer a água voltar à piscina.

Visual das piscinas com borda infinita

A borda infinita confere um aspecto muito limpo e arrojado para as piscinas, portanto combina melhor com casas que tenham formas geométricas bem definidas e estilo clean e moderno. Mas pode ser usada também como elemento de contraste em construções mais clássicas ou rústicas, contanto que exista uma preocupação com o equilíbrio em geral.

piscina borda infinita 1 - travelisimoImagem: Travelisimo

No caso das piscinas que parecem se juntar ao mar, um truque para reforçar esse efeito é tentar imitar a cor do mar no revestimento interno da piscina, para que ela e o mar fiquem realmente parecidos.

Imagem de capa: ABC News

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 comentários em “PISCINAS COM BORDA INFINITA”

  1. Uma piscina com borda infinita impressiona pela beleza e o bom gosto. Quem tem uma vista privilegiada e vai construir uma piscina, precisa no mínimo consultar a opção. Fica realmente fantástico, seja com vista para as montanhas, lagoas ou para o mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *