PISO AUTONIVELANTE

O piso autonivelante é uma alternativa de revestimento para o chão que não tem emendas e pode ser colocado sobre pisos existentes.

A grande vantagem do piso autonivelante para os outros revestimentos que cobrem revestimentos existentes é a praticidade de aplicação. O piso anterior pode ser levemente irregular, como cerâmicas com rejuntes, por exemplo, que não tem problema nenhum, pois a camada do piso autonivelante, como o nome diz, se “auto nivela”. Basta espalhar a camada ainda líquida sobre o chão, e esperar secar. Independente do que esteja por baixo, a superfície de cima  vai sempre ficar lisa. Além disso, a aplicação é muito rápida.

Aplicação do Piso Autonivelante

Veja no vídeo abaixo a aplicação de piso autonivelante sobre um piso cerâmico existente, mostrando como é fácil:

E tudo isso com um acréscimo de espessura quase imperceptível, de apenas 1 a 3mm.

Composição e Usos do Piso Autonivelante

A composição do piso autonivelante é basicamente uma tinta epóxi, que é altamente resistente. Isso faz com que a utilização em pisos seja altamente eficaz. Eles resistem até ao contato com produtos químicos, e são muito higiênicos, já que não absorvem sujeira e são fáceis de limpar. Por isso são muito utilizados em hospitais, laboratórios ou empresas alimentícias.

Quando usados em casa, outra vantagem é a possibilidade de criar cores e composições variadas, misturando cores e fazendo desenhos ou até mesmo colocando objetos na parte de baixo e cobrindo com uma camada transparente de piso autonivelante.

O piso autonivelante de epóxi pode ser usado em qualquer ambiente interno, contanto que a circulação não seja muito grande, pois pode riscar. Quanto mais brilhoso o acabamento, mais facilmente os riscos irão aparecer. Alguns cuidados na utilização podem então fazer diferença, como colocar feltro na base dos móveis para que eles possam ser arrastados e também evitar o contato de outros objetos pontiagudos sobre o piso. Mas depois de um tempo, caso seja necessário, pode ser feita uma reaplicação do material.

E em ambientes úmidos, é aconselhável usar a versão antiderrapante ou acrescentar algum tipo de agregado como areia para não ficar escorregadio ao molhar, embora ele não seja escorregadio quando está seco.

Curso de Aplicação de Piso Autonivelante

O Curso de Porcelanato Líquido Online ensina a aplicar não só o piso autonivelante como todos os pisos resinados como ele, conhecidos como porcelanato líquido. Saiba mais sobre os diferentes tipos de porcelanato líquido aqui, e conheça o curso aqui.

Fornecedores de Piso Autonivelante

Se estiver procurando uma empresa especializada na aplicação de piso autonivelante, indico a Master Plate Pisos Industriais para pisos industriais e a Nacional Epoxi Piso Autonivelante para pisos residenciais e industriais.

Imagem de capa: Resina Paulista

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

87 comentários em “PISO AUTONIVELANTE”

    1. Olá, Valdir. O piso de epóxi pode ser usado em garagens, mas não externas (descobertas). E no banheiro é possível,onde desgaste é menor do que nas áreas externas mas ainda assim existe contato com água, até é possível usar esse tipo de piso, contanto que seja em versão especial, antiderrapante (com algum tipo de agregado na mistura que deixe ela menos lisa, como areia por exemplo). Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *