PLANTAS QUE DEIXAM OS AMBIENTES MAIS SAUDÁVEIS

Ter plantas em casa é sempre uma boa pedida, pois qualquer tipo de vegetação tem a capacidade de melhorar as energias e aumentar o bem-estar das pessoas do ambiente. Mas alguns tipos de plantas, segundo os especialistas, têm características que podem afetar também nossa saúde, alterando os espaços de várias formas diferentes:

– Plantas para umidificar o ar:

O ar muito seco é ideal para a proliferação de bactérias, e é por isso inclusive que o ar-condicionado pode fazer muito mal para a nossa saúde, já que tira a umidade do ar para resfriá-lo. (Ver também: “Climatizadores e Condicionadores de Ar“). Mas a planta hera-inglesa, ou Hedera helix,  tem o efeito oposto. Ela ajuda não só a umidificar o ar, como também purificá-lo. É boa para ser colocada em vasos de parede ou vasos suspensos, pois fica caída para baixo e suas folhas são venenosas, então é bom deixar longe de crianças e animais. (Ver também: “Vasos Invertidos para Pendurar Plantas“)

plantas saudáveis - hedera helixHera Inglesa – Imagem: Lead the Good Life

– Plantas para desobstruir a respiração:

Eucaliptos são bons para descongestionar as vias nasais porque ajudam a eliminar o muco e outros bloqueios do nosso sistema. Eles abrem a passagem dos nossos brônquios e aliviam os sintomas de resfriados e bronquites, além de serem antissépticos naturais. É importante, no entanto, não ingerir o eucalipto, pois ele pode ser tóxico quando engolido. Então também não se deve colocá-los ao alcance de crianças ou animais, para que ele não se torne um problema para a saúde ao invés de uma ajuda.

– Plantas para ajudar a dormir:

As plantas normalmente liberam oxigênio durante o dia e gás carbônico à noite. Isso faz com que se diga por aí que não se deve ter plantas no quarto. Mas isso só seria um problema se a quantidade de plantas fosse muito grande, ou se a espécie escolhida não for adequada. Algumas plantas, por exemplo, têm flores que liberam o perfume à noite, devendo então ser evitadas nos quartos para não atrapalhar o sono. Em compensação, outras plantas são benéficas para o sono, como as gerberas, que liberam o oxigênio também à noite, ou então o jasmin, a espada de são jorge, a hera, a lavanda e outras. Clique aqui para saber mais sobre as plantas que ajudam a dormir e que podem ser colocadas no quarto.

plantas saudáveis - gerbera - proflowersGerberas – Imagem: ProFlowers

– Plantas para despoluir o ar:

Praticamente qualquer planta ajuda a despoluir o ar, pois ajudam a eliminar compostos orgânicos voláteis. Mas o lírio da paz e o crisântemo são especialmente fortes nessa função, ajudando a filtrar materiais tóxicos como benzeno, formaldeído e tricoloetileno, que são encontrados em alguns aromatizadores de ar e produtos de limpeza. São uma boa opção também para ambientes expostos à fumaça de cigarros, charutos ou cachimbos.

Informações: BrightNest; Imagem de capa: Designs Next

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *