POR QUE NÃO VALE A PENA FECHAR O QUINTAL

É muito comum que o quintal das casas sejam cobertos para aumentar a área da casa. Mas fechar o quintal é um investimento que traz mais prejuízos do que ganhos. Entenda por quê:

Vantagens de fechar o quintal

A única parte positiva de fechar o quintal, e que costuma ser a motivação de quem decide fazer isso, é o ganho de espaço na casa. Em casas pequenas, pode faltar espaço para uma área de lazer coberta ou um quarto extra, por exemplo. E o quintal é então ocupado e coberto, para criar esses novos espaços.

Desvantagens de fechar o quintal

A quantidade de desvantagens é muito maior do que as vantagens.  O quintal basicamente deixa a casa mais agradável e mais saudável. Por isso a necessidade de espaço extra teria que ser muito grande para valer a pena. E normalmente o que seria feito nessa nova área pode ser feito nos ambientes existentes, usando a criatividade. Veja quais são os aspectos negativos de fechar o quintal:

  • Grande investimento

Para começar, o dinheiro gasto para fechar o quintal não é pouco. Fazer uma cobertura e puxar a tubulação de água, energia e gás não é algo tão simples, e requer bastante investimento.

  • Bloqueio de luminosidade

Uma das principais desvantagens de fechar o quintal é a perda de luminosidade nos ambientes adjacentes. Se a cozinha ou a sala tinham uma janela voltada para o quintal, essa janela agora receberá apenas sombra ao invés de luz. Isso deixará esse ambiente bastante escuro. A própria área coberta do quintal pode ficar muito pouco iluminada, caso seja toda fechada com muros e cobertura. A casa fica então escura e com pouca sensação de bem-estar, além de ser mais suscetível a ter mofo e bactérias pela falta do sol.

por que não fechar o quintal

  • Bloqueio de ventilação

A ventilação é também prejudicada ao fechar o quintal. Do mesmo jeito que a nova cobertura bloqueia a luz, ela bloqueia também o vento. Com isso o bem-estar é ainda mais reduzido.

  • Redução da sensação de amplitude

Estar dentro de um ambiente mas poder olhar para fora e ver um espaço aberto gera uma grande sensação de amplitude. Por isso, fechar o quintal pode aumentar a área construída da casa, mas cada um dos ambientes parece menor, por serem mais fechados.

por que não fechar o quintal

  • Falta de local com sol

A presença de uma área descoberta pode ser útil em uma casa, para plantar alimentos por exemplo, ou para tomar sol. Também é interessante ter uma área descoberta para crianças brincarem de forma mais saudável do que apenas dentro de ambientes fechados. Não adianta ganhar uma função e perder outra.

  • Entorno prejudicado

Assim como a cobertura do quintal bloqueia a entrada de luz na própria casa, ela também cria mais sombra para as construções vizinhas. Além disso, o visual da construção fica comprometido quando olhado de fora, pois fica bem mais pesado e com paredes que normalmente não concordam com as construções vizinhas. Normalmente fica nítido que foi feita uma adaptação, deixando a casa com o famoso visual de “puxadinho”.

Como ganhar espaço sem fechar o quintal

Todas as desvantagens de fechar o quintal pode fazer com que se desista da ideia. Mas a necessidade inicial pode continuar existindo, e precisa ser resolvida de alguma forma.

Normalmente é possível usar soluções mais práticas e criativas para otimizar o espaço, sem precisar aumentá-lo. O principal motivo que costuma fazer com que o quintal seja fechado é a vontade de ampliar a área de lazer da casa. Mas a cozinha e a sala podem ser usadas para essa finalidade, com alguns truques.

Pode ser usada uma churrasqueira portátil, por exemplo, para ser usada no quintal bem próxima à porta da cozinha. Assim a cozinha é usada como apoio, sem necessidade de criar uma nova estrutura.

por que não fechar o quintal

A sala pode ter uma configuração de mobiliário que permita que ela seja usada para receber visitas. Algumas soluções são a presença de vários assentos, na forma de baús ou pufes. E se a cozinha for aberta para a sala, o espaço de lazer fica ainda mais valorizado.

A porta que dá acesso ao quintal pode ser aumentada, para criar bastante integração entre a sala e a cozinha e a área externa. Assim elas não parecem mais estarem separadas.

E se for preciso, o quintal pode ser coberto apenas temporariamente, com coberturas removíveis. Alguns exemplos são as coberturas retráteis ou então ombrelones. Assim ele só fica coberto quando for realmente necessário, e no resto do tempo mantém as características positivas e essenciais para o bem estar que o quintal fornece. (Ver também: “Como e Quando Usar Ombrelones“).

por que não fechar o quintal

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *