PROJETO DE ABRIGO DE ANIMAIS SEM CANIS

Hotéis e abrigos de animais costumam ser feitos com canis para os cães, para não deixar todos misturados. Mas essa não é a melhor solução, por vários motivos.

Por que canis não são uma boa solução

A ideia de que lugar de cachorro é no quintal é parte do passado. Se não está no passado, deveria estar. Eles gostam muito do contato com as pessoas, e também de conforto. A única ideia pertinente em relação a ter áreas livres para os cães é que muitos deles gostam também de ter espaço para correr. Os canis não têm nem uma parte nem outra.

O principal motivo para que canis sejam feitos nos hotéis e abrigos de animais é para manter alguns cães separados dos outros, para evitar brigas e estresse. E também para conseguir localizar todos os cães quando preciso. Realmente nos abrigos sem separação costuma ficar um caos, e não é nada agradável para os cães e nem para quem cuida deles. Principalmente onde existem dezenas ou até centenas de cães. Mas não é preciso deixá-los presos o tempo todo em canis para evitar esse problema. Existem soluções mais eficientes e até mais baratas na hora de construir.

Como fazer abrigos de animais sem canis

Embora seja difícil deixar uma quantidade muito grande de cães dentro de casa, como seria o ideal, os abrigos de animais podem ser organizados em áreas ao invés de canis. E é uma boa solução para hotéis de cães também.

planta abrigo caes sem canis - planta
Clique na imagem para vê-la ampliada.

Na verdade abrigos de cães não são e não serão nunca uma solução perfeita para os cães. Eles são um remédio necessário para a imensa quantidade de cães abandonados. O melhor mesmo seria que todos tivessem uma família, com muito mais atenção e carinho. Mas dentro dessa situação, pode ser criado um ambiente que favoreça ao máximo possível o bem-estar dos peludos que estiverem em abrigos. E nos hotéis a ausência de canis também é válida, pois aumenta a interação e diversão dos cães.

projeto de abrigo de animais sem canis

Mas isso tem que ser feito com segurança. O projeto conceitual a seguir mostra como isso é possível. Veja as características do projeto:

Áreas separadas umas das outras

Para separar o abrigo ou hotel para cães em áreas é importante ter várias áreas diferentes. Assim cães que não tenham o mesmo ritmo ou que não se deem bem podem ficar sem contato. Mas sem perder  o espaço ou o contato com outros cães. E é também preciso fazer isso para diminuir a quantidade de cães para administrar na hora de entrar em cada área, na hora de limpar por exemplo.

projeto de abrigo de animais sem canisClique na imagem para vê-la ampliada.

Nesse projeto, a área 1 é a maior, com uma grande área externa onde podem ser feitas até brincadeiras de agility. É o espaço para cães mais jovens e ativos. A área 2 é para cães mais calmos, idosos ou de pequeno porte, com uma sala de descanso mais reservada e área externa um pouco menor. E a área 3, no andar superior, é para cães que precisem ficar mais isolados, como cães doentes ou mães com filhotes por exemplo. Além de ficarem em um espaço mais resguardado, eles ficam em contato direto com a casa, facilitando na hora de dar remédios por exemplo.

Na hora de separar o espaço em áreas, é sempre importante não deixar uma área em contato direto com a outra, separadas apenas por grades, por exemplo.  Isso evita que os cães de uma área briguem com os cães da outra.

Espaço coberto com tocas e espaço descoberto com gramado

Cada área precisa ter uma área coberta e outra descoberta, com gramado. Esse gramado pode ser feito com grama natural ou grama sintética. A grama natural é mais agradável, reduz a temperatura e os cães adoram. Mas a sintética também agrada, e pode ser do tipo que não retém calor. A vantagem no caso do abrigo para cães é que a grama sintética não tem microorganismos que possam causar infecções ou doenças, e é mais fácil de cuidar, pois não precisa ser cortada. E nos dois casos os cães podem correr sem impacto nas patas, urinar sem fazer sujeira e rolar no piso como eles gostam. (ver também: “Grama Sintética ou Natural, Qual Escolher“).

projeto de abrigo de animais sem canis

E no espaço coberto podem ser feitas várias tocas em alvenaria, por exemplo, para ocupar menos espaço e deixar os cães se sentindo protegidos. Eles costumam gostar de ficar em locais escondidos ou altos, por isso é interessante ter as duas opções. Os cantinhos em alvenaria funcionam bem porque não podem ser destruídos por eles e formam tanto as tocas na parte de baixo como a área mais alta na parte de cima. Essa distinção é útil também para situações em que um cão quer ficar sem muito contato com algum cão que esteja na mesma área. Ao ficar em diferentes alturas eles acabam brigando menos, e ficando mais tranquilos.

projeto de abrigo de animais sem canis - tocas de alvenaria

Versatilidade dos espaços

O espaço é melhor aproveitado quando algumas áreas e ambientes podem ser usados para mais de uma função, dependendo do momento.

projeto de abrigo para caes - áreas multiusoClique na imagem para vê-la ampliada.

É o caso de uma parte da área 2, por exemplo, que pode ser uma garagem quando preciso, e também da parte coberta dessa mesma área, que pode ser usada como uma sala para cursos, por exemplo.

Casa com visão de todas as áreas

A casa da pessoa responsável por cuidar dos cães tem visão de todas as áreas, pela janela ou pelo terraço. Essa proximidade é importante para que eles possam ser supervisionados, e especialmente para fazer os cães se sentirem mais próximos das pessoas que estão ali.

projeto de abrigo para cães - casa

Área de refeições separada

O abrigo conta também com um refeitório para os cães, com pequenas baias. Os cães ficam nesse local apenas quando vão se alimentar, e depois ficam soltos novamente. Isso impede brigas em função de disputa de comida, e também permite saber se todos eles estão se alimentando bem.

projeto de abrigo para cães - refeitório

Acesso independente para a rua

As duas áreas maiores têm acesso separado para a rua. Assim um ou mais cães de uma área podem sair para a rua para fazer passeios ou serem levados para qualquer local sem passar por todos os cães da outra área. Isso facilita a entrada e saída dos cães, mesmo no sistema sem canis.

projeto de abrigo para cães - acesso

Espaço reservado para lazer

Além das áreas onde os cães ficam normalmente, existe também um espaço de playground onde eles podem ficar de vez em quando. Nessa área podem ser colocadas piscinas, escorregadores, túneis, cama de bolinhas, pula-pula. Dessa forma eles não ficam sempre no mesmo local, sendo mais estimulados na rotina diária. E isso também aumenta a segurança, pois permite que eles usem esses tipos de brinquedos apenas sob supervisão, quando são levados a esse local.

projeto de abrigo para cães - playground

Os cães precisam gastar energia, e normalmente fazem isso melhor quando são estimulados. Isso é extremamente importante para que eles fiquem fisicamente e psicologicamente equilibrados. Portanto o espaço arquitetônico busca estimular e facilitar que sejam feitas atividades entre as pessoas e eles. Mas esse hábito precisa ser adotado pelos cuidadores para  realmente funcionar.

Depósito fechado

O abrigo tem uma sala fechada para guardar rações, remédios e outros objetos. É importante ter uma sala como essa que possa ser fechada, para evitar a entrada dos cães. Assim o material fica mais protegido e é mais seguro para os cães.

projeto de abrigo para cães - depósito

Recepção sem contato com os cães

A recepção logo na entrada do abrigo permite que visitas sejam recebidas antes de entrar no campo de visão dos cães. Isso ajuda a evitar a agitação e os latidos dos cães quando uma nova pessoa é recebida no local. O contato com eles fica sendo então opcional, apenas para quem vai até lá realmente para vê-los.

projeto de abrigo para cães - recepção

Vídeo do projeto de abrigo de animais sem canis

Veja o projeto do abrigo no vídeo abaixo:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais dicas sobre arquitetura para animais aqui.

Ajude o site

Veja também:

14 comentários em “PROJETO DE ABRIGO DE ANIMAIS SEM CANIS”

  1. Oi estamos buscando uma planta de canil para nossa ONG MAYDAY de ajuda humanitária e animal.
    Podemos usar teu projeto para viabilidade.
    Queremos fazer um abrigo para canil temporario e de ressocialização de cães bravios.

    1. Olá, Milton. Pode usar esse projeto sim, à vontade. E se quiser pode também enviar mais informações para o e-mail [email protected] que vejo se posso ajudar de mais alguma forma, com alguma ideia. Abraços!

  2. Como faço para obter a planta com as medidas dos ambientes? Tenho interesse em implantar esse projeto!

    1. Olá, Alefe! Coloquei agora a planta com medidas aqui no post mesmo, para qualquer pessoa poder ver. Espero que ajude! Abraços

  3. Olá, tudo bem? Eu gostaria de saber se esse projeto foi executado ou foi feito apenas para norteamento para projetar abrigos. E se foi executado, teria outras informações a respeito?
    Eu também gostaria de usar no meu TCC, como projeto correlato.

    1. Olá, Júlia! Esse projeto de abrigo é só conceitual mesmo, não foi executado. É para nortear os projetos de abrigos que sejam realizados, como vc disse. E pode usar o projeto no seu TCC, à vontade! Quanto mais espalhar a ideia melhor. 🙂 Abraços

  4. OLÁ FERNANDA, BOM DIA,
    TB SOU ARQUITETA. E MORO EM CG -MS, NESSE MOMENTO ESTOU JUNTO COM PESSOAS PROTETORAS E AMIGAS DA CAUSA ANIMAL.
    FOMOS LEVADOS A UMA INSTITUIÇÃO QUE RECEBE ESSES PETS DESAMPARADOS POR ORA(MUITOS ANIMAIZINHOS, CERCA D E40 CACHORROS E TB OS DOENTINHOS, E GATOS ).
    A SITUAÇÃO HOJE(ONTEM VISITAMOS PRA UMA DECISAO DO QUE VAMOS EXECUTAR LOGO, É A PROPOSTA DE INICIAR UMA REFORMA COM CUSTO BEM BAIXO, POIS ESTAMOS NAQUELE PROCESSO(VC DEVE SABER COMO É )NÃO TEMOS EM CAIXA MUITA GRANA, POIS ESTAMOS SEMPRE CONTANDO COM AS DOAÇÕES PRA TUDO, E A CUIDADORA TB. JÁ CUIDA DE TUDO E MORA LÁ.
    ACHEI DE TODOS PASSANDO PELA INTERNET,O SEU PROJETO, A IDEIA , E O PRINCIPIO NORTEADOR DE UMA LÓGICA MUITO EXEMPLAR.LÓGICA E MUITO FOCADA NO BEM ESTAR DOS PETS QUE É IMPORTANTE POIS JÁ ESTÃO TÃO JUDIADOS PELA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRAM.
    JÁ ESTA ME AJUDANDO DEMAIS,POIS NÃO TEMOS TEMPO PRA EXECUTAR GDES OBRAS, VAMOS INICIAR E VOU TENTAR ME BASEAR MUITO SOBRE A FILOSOFIA DO SEU PROJETO.O CONCEITO, DELE .
    PARABÉNS.
    CONTINUE SEMPRE NESSA JORNADA!!

    1. Oi, Regina, bom dia! Que ótimo, fiquei muito feliz com a sua msg, por saber que a ideia vai ser útil. Assim realmente pode aumentar o bem estar deles e até dos cuidadores tb. Muito obrigada por me contar, e pelo estímulo positivo, recebi com muito carinho. Boa sorte na obra e tudo de bom pra vc e pra todas as pessoas e peludos dessa instituição. Um grande abraço!

  5. Olá Fernanda. Assim como o comentário anterior, gostaria de usar esse projeto como estudo de caso para o meu tcc. Você permite a utilização ?

  6. Oi fernanda td bem? Esse projeto é seu? achei muito interessante gostaria de poder usar como estudo de caso no meu TCC se vc permitir.

  7. Você utilizou algum livro para conseguir fazer esse projeto? Estou precisando de referências de livros relacionados a esse tipo de tema com animais para meu TFG e não estou conseguindo encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *