PROJETO DE RESORT DÁ UM SHOW DE CONFORTO AMBIENTAL

Esse projeto de resort em uma ilha da Tailândia dá um exemplo do papel da arquitetura na criação de conforto ambiental. Ou seja, de proporcionar as condições adequadas de ventilação, insolação, acústica e bem-estar em geral, de acordo com cada local.

As formas do resort são diferenciadas, e isso não foi por uma simples questão estética. Nesse caso, as formas curvas têm todo um sentido, assim como os materiais usados e as posições de cada abertura.

projeto de resort
Imagens do site de reservas do resort.

Materiais usados no projeto de resort

O concreto foi usado nas paredes por questões funcionais e visuais. A parte visual tem a ver com a integração com o entorno. A ideia era combinar com os troncos das várias palmeiras existentes do local, que é na verdade uma plantação de coco.

projeto de resort
Imagens do site de reservas do resort.

Já a parte funcional tem a ver com a temperatura do local, que é mais quente do que fria. Por isso foi usado um material frio, para amenizar o calor. Mas para criar sensação mais aconchegante, os ambientes receberam também revestimentos de bambu, um material agradável e ecológico. (Ver também: “Piso de bambu” e “Construção com bambu“).

projeto de resort
Imagens do site de reservas do resort.

Insolação e ventilação do resort

A posição do resort em relação às vistas, ao sol e aos ventos foi muito bem analisada. Suas formas curvas servem para fazer escoar a água das chuvas, que escorre do telhado direto para a parede do andar de cima, e dela para a parede do andar de baixo. Assim é criada uma sensação diferenciada, e os ambientes ficam mais refrescados pela chuva e também pelos ventos que passam por ali. (Ver também: “Ventilação Natural“).

conforto ambiental - ventilação, insolação, vista
Projeto de resort – NPDA Studio

E a presença de paredes em locais estratégicos também protegem a construção do sol. Na face sul, que é a mais quente, o andar de cima é todo fechado, e se projeta sobre o andar de baixo como se fosse uma varanda. Assim ambos os andares ficam protegidos do excesso de sol nesse lado.

Imagens do site de reservas do resort.

Já na face leste, que tem vista para a plantação de cocos e para o mar, o vidro permite apreciar a paisagem à vontade. E todos os 8 quartos do resort têm essa mesma condição, para ficarem iguais.

projeto de resort - planta
Planta do projeto de resort – NPDA Studio

Tudo isso somado faz desse projeto um exemplo de cuidados com conforto ambiental. O projeto de resort foi desenvolvido pelo escritório NPDA Studio, e construído em 2018.

Veja então o site de reservas do resort, que na verdade são quartos para aluguel.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *