QUAL COR USAR NAS PORTAS DOS AMBIENTES

Uma das dúvidas que recebo várias vezes aqui no site é a cor ideal das portas e janelas dos ambientes para combinar com o resto.

É claro que as cores existentes no espaço, como os móveis e acessórios, fazem bastante diferença, mas é possível seguir algumas coordenadas para garantir o resultado:

– Se possível, use a mesma cor das paredes

Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica. Mesmo se a cor não sair idêntica, pelo tipo de tinta, o importante é que a tonalidade seja a mesma. Isso deixa as portas e janelas bem mais discretas, e consequentemente o ambiente fica mais leve e homogêneo, com menos informação visual.

cor da porta

– Quando as portas ou o piso são de madeira

Se as portas ou o piso já tiverem textura e aspecto de madeira, mesmo se forem de materiais que apenas a imitam, como pisos vinílicos ou porcelanatos com aspecto de madeira, fica legal também fazer as portas na mesma cor do piso. Essa combinação faz com que o piso se integre às paredes, e mantém as portas com sentido no ambiente.

COR DA PORTA

– E se eu quiser combinar as portas com os móveis?

É possível também combinar as portas com a cor existente nos móveis, mas nesse caso é importante saber que as portas ficarão mais destacadas e chamativas, o que nem sempre fica bom, dependendo do ambiente e da cor dos móveis. É mais seguro utilizar cores diferentes da parede e do piso quando os móveis são bem claros, como brancos por exemplo. Também é interessante que essa cor exista em bastante quantidade no resto do ambiente, fora da parede onde fica a porta, para amenizar o destaque. E até mesmo se os móveis forem de madeira, as portas podem ser de madeira também, contanto que não fique com madeira demais no ambiente ou que ele seja muito pequeno e cheio de informações e a madeira muito escura, pois isso pode sobrecarregar.

cor da porta

O que fica sempre muito exagerado é usar cores fortes e que não existam nem no piso, nem na parede onde ela está e nem nos móveis, pois nesse caso o visual das portas fica pesado, desvalorizando os outros elementos e puxando demais a atenção para si. Isso só é recomendável quando a intenção é realçar bastante as portas, como se fossem quadros, e não existirem mais outros elementos para disputar atenção com elas, como todos os outros móveis, paredes e acessórios da mesma cor entre si, diferentes apenas da porta.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

112 comentários em “QUAL COR USAR NAS PORTAS DOS AMBIENTES”

  1. Olá, minha casa será toda clean, móveis e piso todos em tons neutros, bege e cinza, pintura interna papel picado da Suvinil, e a externa um grafiato seguindo o mesmo tom. Queria colocar a porta de entrada de madeira com acabamento no tom de madeira claro mesmo. Mas meu marido quer uma porta pintada na cor marrom. Estou com medo de destoar do restante da decoração da casa. Gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigada!

    1. Olá, Érika! O que posso lhe dizer é que se a porta (ou qualquer outro elemento) for na mesma linha de tons neutros e suaves do restante da casa, é importante que ela seja do mesmo tom dos existentes, e não apenas parecida, para que não fique dando a sensação de que era para combinar mas por pouco não deu certo. Nesse sentido, cores contrastantes são mais fáceis de dar certo. Mas nesse caso, se for usada uma cor mais escura, a diferença é que a porta fica mais destacada, ou seja, chamando mais atenção. E para que ela faça sentido no todo, é também legal que existam outros detalhes na mesma cor dentro dos ambientes, mesmo que sejam apenas pequenos acessórios ou enfeites. Abraços, espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *