QUAL CUBA E TORNEIRA USAR PARA MOLHAR MENOS A BANCADA

Questão: Gostaria de saber qual o tipo de torneira/cuba que molha menos a bancada do banheiro, a torneira que fica presa na cuba ou a torneira de bancada? Obrigada pela dica.”

Resposta:  A molhadeira na bancada depende principalmente do uso, ou seja, de como a água é manuseada por cada pessoa. Em relação ao tipo de torneira, não é tão importante onde ela está presa, e sim a distância do ponto de saída da água em relação à cuba. O ideal, para molhar menos a bancada, é que ela não esteja muito afastada, para que as mãos não fiquem totalmente fora da cuba quando em contato com a água, espirrando para todos os lados.

Se o ponto de água for muito afastado da cuba, é possível amenizar essa distância através do uso de torneiras com o bico voltado para baixo, que deixam o ponto de saída da água mais baixo do que o ponto de fixação da torneira. É importante tomar cuidado, no entanto, para não deixar a peça baixa demais, a ponto de fazer com que as mãos praticamente batam no fundo da cuba durante o uso, pois isso pode evitar a molhadeira mas fica extremamente desconfortável.

Cubas mais altas, independente do tipo (Ver também “Tipos de Cubas“), são também mais indicadas para preservar as bancadas, pois bloqueiam melhor a água que bate nas laterais.

torneira cuba de apoio mbClique aqui para ver cubas de banheiro na loja.

E a altura da bancada também pode fazer diferença, pois quando ela está muito baixa ou muito alta, o manuseio fica mais difícil, e a pessoa acaba fazendo mais bagunça na hora de mexer na água. Existem medidas padrões de altura para as bancadas (Ver “Altura das Bancadas“), mas de maneira geral o que importa é que a pia do banheiro ou a borda da cuba esteja a uma altura que permita seu uso com os braços levemente flexionados, ou seja, não completamente esticados nem dobrados demais, acima do umbigo por exemplo.

O posicionamento dos acessórios é também relevante, como toalhas e saboneteiras, pois quanto mais próximos estiverem da cuba,  mais evitarão a pingadeira das mãos sobre a bancada durante os movimentos para chegar até eles.

No final, um pouco de cuidado e atenção é sempre o recurso mais eficiente, mas essas medidas podem ajudar a amenizar o efeito de um uso mais espalhafatoso da pia do banheiro. A bancada agradece, especialmente se for de um material menos resistente à umidade, como madeira ou mdf, e além disso a manutenção fica mais fácil.

Ajude o site

Veja também:

5 comentários em “QUAL CUBA E TORNEIRA USAR PARA MOLHAR MENOS A BANCADA”

  1. Um equívoco da minha parte: a bancada tem 60 cm na lateral direita (gaveteiro embaixo), 80 cm central para a cuba e cerca de 50 cm na lateral esquerda e não 30, como havia falado.
    Agradeço mais uma vez.

  2. Olá, Fernanda.
    Muito obrigado pela resposta célere.
    Ocorre que houve um equívoco. A cuba que pretendo colocar, de bacco quadratino 500 tem a dimensão de 50 x 40 x 20, interno e não 50 x 50.
    Essa informação talvez possa mudar sua análise.
    Agradeço mais uma vez sua atenção.

    1. Oi, Jorge, entendi! Nesse caso poderia ser viável encaixar a torneira na parte de trás, na bancada. Mas se os instaladores estão analisando e dizendo que não cabe bem, continuo achando melhor uma cuba mais larga e com acessórios, como tinha comentado, para liberar a bancada, ou então usar a torneira de parede e deixar a persiana mais alta ou interna ao vão da janela, se possível. Em relação aos vazamentos, não é um risco tão grande que faça com que a torneira de parede não valha a pena. Os vazamentos da torneira costumam acontecer na própria torneira, fora da parede, ou então no sifão, que também continua sendo externo. Vazamentos na tubulação são possíveis de acontecer, mas são mais raros, e também podem acontecer com a torneira de bancada, já que os canos na parede são sempre necessários. Abraços!

  3. Bom dia!
    Estou com uma série de dúvidas relacionadas a cuba e torneira para a cozinha.
    Ficaria muito grato se pudesse me auxiliar.
    Minha bancada tem cerca de 60 cm na extremidade direita (em cima da bancada ficará o purificador e abaixo as gavetas de móvel planejado), 80 cm central onde ficará a cuba, e uns 32-35 na extremidade esquerda, onde ficará o escorredor.
    Sugeriram para mim a cuba de bacco quadratino 500, com 50 cm de comprimento interno e 40 de “largura” interno.
    Minha bancada tem apenas 54,5 cm de “profundidade”.
    A princípio não dá para colocar uma torneira de bancada lá atrás.a
    Sugeriram uma torneira na lateral direita da cuba, mais recuada.
    Tenho receio que essa posição incomum da torneira não seja funcional. O que você acha?
    Surgiu uma outra possibilidade de colocar a torneira na parede (o construtor deu ok para essa possibilidade).
    Só vi duas torneiras que agradaram visualmente: a deca twin e a docol vitalis.
    Somente a deca tem esse modelo de parede.
    Outro problema: há uma janela que fica 20 cm acima da bancada e uso persiana.
    Tenho receio de, usando a deca twin, a persiana ficar batendo na torneira?
    pensei de colocar mesmo assim e, caso venha a ocorrer esse problema trocar por uma de parede mais convencional.
    O que acha?
    Possibilidades:
    1) colocar uma cuba mais comum e não quadrada com 47 x 30, 47 x 34, com cantos arredondados:
    2) colocar uma torneira na lateral:
    3) colocar a torneira deca twin na parede com risco de a persiana bater.
    Agradeço a atenção.

    1. Olá, Jorge, bom dia! Vamos lá: Acho que a torneira na lateral é uma boa ideia apenas para banheiros, pois na cozinha ela pode ficar no caminho na hora de manusear a louça. Além disso, ela ocuparia o espaço do escorredor nesse caso, então ficaria ainda menos funcional. Então eu descartaria essa possibilidade. Também não me parece bom ou até possível usar a cuba de 50×50, pois o espaço que sobra na frente e no fundo é pequeno demais, a bancada poderia até ficar muito frágil nesses locais, além de novamente não ser funcional, pois não sobraria espaço para colocar detergente, por exemplo. E se o frontão da pia ainda precisar ser colocado dentro desses 54,5cm, a cuba de 50 na verdade nem caberia. Em relação à torneira, a persiana ficaria batendo mesmo, ou possivelmente ficaria até na frente da torneira, dependendo do tipo de persiana. Então o que resta seria colocar a cuba menor e retangular mesmo, com a torneira de bancada. Mas uma outra possibilidade que eu acrescentaria e que acho que seria melhor seria colocar uma cuba maior como essa ou essa, de 62×43 ou 62×45, com acessórios para embutir o detergente e principalmente um escorredor para a louça. Assim você fica com a opção de usar a cuba inteira quando precisar, e nesse caso ela ficaria com a mesma área total da quadrada, ou então poderia deixar o escorredor sobre a cuba em alguns momentos, liberando a bancada. É uma opção mais versátil, que otimiza o espaço disponível. Abraços, espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *