QUANDO USAR MÓVEIS COM RODINHAS

Os móveis com rodinhas, ou móveis com rodízio, são muito práticos para algumas situações. Mas para outras não. Saiba então quando é melhor utilizá-los e quando é melhor optar por móveis fixos mesmo.

Quando móveis com rodinhas funcionam

A principal vantagem de ter rodinhas em um móvel é sua facilidade de deslocamento, obviamente. E isso pode ser muito útil quando um móvel precisa ser levado de um local para outro ou mudado de posição, como uma ilha móvel na cozinha, por exemplo, que possa ser levada para a varanda, ou então uma estante que fica encostada na parede mas também pode ficar dividindo ambientes em outros momentos.

E também é muito bom ter rodinhas nos móveis na hora de fazer a limpeza. Isso porque eles ficam mais fáceis de serem puxados para lá e para cá, permitindo que se limpe debaixo deles. É ideal, portanto, para praticamente qualquer situação, e em especial para locais com pessoas alérgicas a poeira.

Quando móveis com rodízio não funcionam

Mesmo sendo tão funcionais, no entanto, existem algumas situações em que os móveis com rodinhas não devem ser usados. Na verdade, são tipos de móveis que não costumam dar certo se ficarem muito soltos.

Alguns exemplos são os sofás e as escrivaninhas. Eles podem até ter rodinhas, contanto que fiquem encostados na parede. Caso contrário, ao sentar no sofá ou apoiar na escrivaninha eles irão facilmente sair do lugar. E isso pode ser incômodo ou até perigoso, em alguns casos, se a pessoa for realmente tentar se apoiar no móvel. Por isso, quando for preciso encostar, sentar bruscamente ou se apoiar no móvel, é melhor usar móveis fixos, ou até mesmo móveis soltos mas sem rodinhas.

As rodinhas certas para cada caso

Para que as rodinhas dos móveis funcionem adequadamente, é essencial que elas suportem o peso não só do móvel, mas também do que será colocado nele. Caso contrário, o móvel não só não sairá do lugar, como também as rodinhas poderão se quebrar. Por isso ao comprar ou fazer um móvel com rodinhas, é importante pensar em quanto peso aquele móvel terá e também quanto precisará carregar. Se for para colocar muito peso, é melhor não usar rodinhas, ou então garantir que as rodinhas usadas são muito resistentes. E para isso, seu tamanho tende a aumentar consideravelmente.

estante com rodinhas
Clique aqui para ver na loja.

Para esconder as rodinhas

Mesmo se a ideia for deixar o visual bem clean, sem ver as rodinhas embaixo do móvel, ainda é possível ter um móvel com rodízio, aproveitando da sua praticidade. Basta que exista uma peça de madeira no contorno da base do móvel, escondendo as rodas mas deixando um pequeno vão de no máximo 2cm até o piso. Assim elas não ficam aparentes, e o móvel não raspa no chão.

Exemplos de móveis com rodinhas

Veja a seguir diversos exemplos de móveis com rodinhas que podem ser usados sem problemas:

Estantes com rodízio
estante com rodízio
Clique aqui para ver na loja.

As estantes com rodinhas são muito práticas, podendo ser encostadas na parede ou ficar no meio dos ambientes, fazendo uma divisão parcial. Além disso, elas podem ser usadas como armários retráteis ao lado de geladeiras, por exemplo. Para isso, basta posicioná-la ao lado do aparelho, no canto entre a geladeira e a parede lateral, com o lado menor da estante encostado na parede do fundo. Assim, ao puxar a estante para a frente, as prateleiras aparecem na lateral, como um armário de correr.

Racks de TV com rodízio
rack com rodízio
Clique aqui para ver na loja.

Os racks de TV com rodinhas podem ser deslocados para o lado que se quiser, inclusive em ângulo. Isso permite então que a TV seja vista de qualquer parte do ambiente, se for necessário. Basta que a TV esteja apoiada no rack.

Gaveteiros com rodízio
Clique aqui para ver na loja.

As rodinhas no gaveteiro facilita a sua locomoção caso fiquem muto cheios e pesados, o que é bastante frequente.

Aparadores/adegas com rodízio
aparador-adega com rodízio
Clique aqui para ver na loja.

Os bares podem ser uma peça muito útil na sala, na cozinha, no quintal, e se bobear até mesmo no quarto. Então ter rodinhas é uma característica que pode ser bastante interessante nesse tipo de móvel. (Ver também: “Móveis com adega“)

Mesas de cabeceira com rodízio
mesa de cabeceira com rodinhas
Clique aqui para ver na loja.

Mesas de cabeceira, assim como os gaveteiros, podem ficar pesados se estiverem cheios. Então, para fazer a limpeza ou levá-los para outros locais, é bom que existam rodinhas.

Mesas para notebook com rodízio
mesa para notebook com rodízio
Clique aqui para ver na loja.

As mesas de notebook com rodinhas são ideais para usar no sofá. Alguns modelos funcionam bem em camas, pois encaixam lateralmente. Mas seja como for, elas são sempre práticas devido à sua facilidade de puxar e empurrar.

Armário multiuso com rodízio
armário com rodinhas
Clique aqui para ver na loja.

Um armário multiuso é sempre versátil, porque pode ser usado em qualquer ambiente. E na versão com rodinhas, ele fica ainda mais funcional.

Pufe e cama de solteiro com rodízio
pufe que vira cama
Clique aqui para ver na loja.

Esse pufe que se transforma em cama é extremamente versátil, fácil de ser transformado e tem rodinhas nas duas situações.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *