STARTUP CRIA CASA SUSTENTÁVEL DE ARGILA IMPRESSA EM 3D

Uma startup italiana começou a construir em Bolonha uma casa sustentável que une o sistema 3D a um material ecológico, que é a argila. Ela se chama “Tecla”, em homenagem à cidade imaginária descrita pelo escritor Italo Calvino no livro “Cidades Invisíveis”.

Construções com impressão 3D

As construções em 3D funcionam da seguinte forma: É feito um projeto dentro desse sistema, e então esse projeto é transfertido para máquinas que montam a casa conforme os desenhos”. Como se estivesse imprimindo mesmo, porém com formas tridimensionais. Por isso o nome de “impressoras 3D”. E isso faz a obra ficar rápida e limpa. (Ver também “Construções com Impressoras 3D“)

paredes de impressao 3d argila
Imagem: MC Architects

Casa sustentável de argila

O material usado nas impressoras 3D na hora de construir costuma ser o cimento. Porém, nessa versão, o material usado foi a argila. Com isso a obra ficou com todas as vantagens do sistema de impressão 3D, e também com as vantagens da argila em relação ao concreto. Ela tem melhor desempenho termo-acústico, e ainda tem menos impacto no meio ambiente, pois é basicamente terra, um material natural e abundante, presente no próprio terreno das construções. A argila é biodegradável e reciclável, e efetivamente torna o edifício “zero waste”, ou seja, desperdício zero. (ver também: “Sistemas e materiais construtivos à base de terra“).

impressao 3d em argila
Imagem: MC Architects

Quem fez o projeto

O protótipo deve ficar pronto em algum momento de 2020, e ficou a cargo do escritório Mario Cucinella Architects e da WASP, empresa especialista em impressão 3D.

O design foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas pela SOS (School of Sustainability), uma instituição fundada por Mario Cucinella. A pesquisa, realizada com o apoio de estudantes da associação de arquitetura de Londres, explorou as causas e os efeitos da falta de moradia, com base em estudos de caso em locais com diferentes tipos de clima.

casas de argila
Imagem: MC Architects

O resultado é então altamente flexível, projetado para ser resistente e energeticamente eficiente em qualquer região.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *