QUITINETE, STUDIO OU LOFT, SAIBA DIFERENCIAR

Os termos studio, quitinete (ou kitnet) e loft são muito usados, e muitas vezes de maneira equivocada, ou como se fosse tudo igual.

Quitinete ou studio

De fato, studio e quitinete acabam se referindo ao mesmo tipo de imóvel. Os dois se referem a espaços pequenos com apenas o banheiro separado com paredes. E no outro ambiente, sem paredes de divisão, pode existir apenas uma cozinha integrada com um quarto ou então a cozinha, um quarto e uma pequena sala. Algumas vezes a sala se transforma em quarto. Para que o imóvel possa ser definido como quitinete ou studio, basta que tenha os ambientes divididos apenas por móveis e não por paredes, e também que seja pequeno. Muitas vezes uma quitinete ou studio tem apenas o tamanho de um quarto. (Ver também: “Quarto transformado em quitinete“).

quarto quitinete
Clique aqui para ver mais desse studio/quitinete.

O termo “studio” era o nome utilizado nos Estados Unidos, e começou a ser usado aqui para falar de quitinetes de uma forma mais descolada ou elegante. Isso porque começaram a ser feitos muitos micro apartamentos com acabamento de luxo, e a palavra “quitinete” costuma remeter, na cabeça das pessoas, a imóveis muito simples. Então, para essa versão mais requintada, passou a ser usado o nome “studio”. E aí, como esse nome começou a ser visto com bons olhos, muitos quitinetes passaram a ser anunciados como studios também. Portanto, na prática, os dois nomes viraram praticamente sinônimos.

Studio ou loft, como diferenciar?

Já o termo loft se refere a um outro tipo de imóvel, embora seja erroneamente usado como se fosse mais um nome para os studios. Isso porque ele também tem os ambientes integrados, exceto o banheiro.

quitinete, studio ou loft?

Mas o loft é normalmente um espaço maior, com pé direito duplo e mezanino, com elementos em estilo industrial. Isso porque os lofts originais eram na verdade galpões industriais abandonados, que foram então usados como moradia. Atualmente, os lofts não são mais galpões industriais adaptados. Mas para que um imóvel seja realmente considerado um loft, ainda é preciso que ele tenha pelo menos o pé direito alto e o mezanino. (Ver também: “O que são lofts“).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *