Tamanho Ideal do Canteiro de Árvore

O canteiro de árvore é essencial ao colocá-la na calçada ou em qualquer local com piso ao invés de terra. (Ver também: “Ideias para Muros com Árvores” e “Cuidados ao Construir Perto de Árvores“).

Por que o canteiro de árvore é importante

A área livre ao redor da árvore na calçada garante que a raiz da árvore seja irrigada e possa crescer normalmente. Assim ela adquire o tamanho correto, garantindo que a árvore não caia. Além disso, a raiz precisa ter espaço suficiente para crescer sob a superfície, senão ela começa a crescer para cima, quebrando a calçada.

tamanho do canteiro de árvore
Raiz de árvore quebrando a calçada em canteiro muito pequeno.

Uma árvore pode até crescer sem espaço suficiente para sua raiz, porém ela pode começar a morrer ou então ficar instável e cair. Um canteiro adequado garante, então, a sustentação da árvore e também sua saúde.

Profundidade e tamanho da raiz

Cada árvore tem raízes com formas e tamanhos diferentes. E isso afeta diretamente o tamanho que deve ter o seu canteiro. Para saber como é a raiz de uma árvore, basta olhar para a sua copa. Em uma situação normal, a raiz costuma ter a forma e o tamanho da árvore espelhada, ou seja, a forma que a árvore tem acima da superfície é similar à forma que a raiz tem por baixo da terra.

Quanto mais profunda a raiz de uma árvore, melhor para colocá-la na calçada. No entanto, é importante verificar também se ela não fica alta demais quando adulta, para não atingir fios elétricos, se houver.

Tamanho do canteiro de árvore

O tamanho ideal de um canteiro para árvore deve ser, portanto, proporcional ao tamanho da raiz. Então isso significa que quanto mais larga a copa da árvore, mais largo deve ser o canteiro. Pode ser considerada uma medida de 25% do tamanho final da copa para o diâmetro do canteiro. Porém é importante considerar uma área ainda maior de piso permeável, mesmo que seja feita com algum tipo de piso e não com terra, para garantir a irrigação da raiz. Essa área deve ter cerca de 50% da largura total da copa da árvore. Ver também: “Pisos Drenantes ou Permeáveis“.

Por exemplo, se a copa de uma árvore adulta tiver 6 metros de largura, o canteiro deve ter 1,50 metros de diâmetro (25% de 6). E a área permeável á sua volta deve ser de pelo menos 3 metros (50% de 6).

O ideal seria que toda a calçada e até mesmo a área de circulação de veículos fosse também permeável. Mas a área do canteiro, pelo menos, precisa ser caprichada. Se não for possível fazer um canteiro muito grande, então o tipo de árvore a ser plantada deve ser outro, com copa mais estreita. Assim o canteiro pode também ser menor.

Canteiro para árvore com ou sem muretas

canteiro de árvore
Canteiro de árvore com mureta.

Muitas vezes os canteiros para árvores são feitos com uma mureta à sua volta, delimitando sua área. Isso facilita a limpeza da calçada, pois impede que a terra se espalhe pela calçada quando está molhada. Porém, para a árvore é melhor que o canteiro seja no mesmo nível do piso à sua volta, sem mureta, para que a água escorra para ele em caso de chuva. Assim a irrigação é mais garantida.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *