TELHADOS VERDES PODEM ACABAR COM ENCHENTES NAS CIDADES

A principal causadora das enchentes nas cidades é a impermeabilidade. Por isso é evidente que a solução mais simples e eficiente para resolver esse problema é aumentar a quantidade de áreas permeáveis.

Mas como fazer isso, se já existem tantas construções? Seria preciso destruir o que já está feito? De forma nenhuma. Basta aproveitar o espaço das coberturas existentes para fazer telhados verdes.

Vantagens do telhado verde

Tendo apenas a cobertura de telha inclinada ou laje plana, esse espaço fica desperdiçado. Se for um terraço jardim, ele se transforma em quintal, agregando uma área útil e agradável ao espaço. pode ser inclusive um local para plantar alimentos.

Além disso, o telhado verde melhora as condições de temperatura dos ambientes que estão debaixo dele, pois é um ótimo isolante térmico. E ele também ajuda a limpar o ar da cidade, produzindo oxigênio e eliminando impurezas. (Ver também: “Telhado Verde“).

E tudo isso junto com o aumento da área permeável, que se for usado em grande quantidade pode acabar com as enchentes.

Como o telhado verde absorve a água

Para que o telhado verde ou terraço jardim seja realmente permeável, é preciso que ele tenha a chamada “bacia de amortecimento” sob a grama. Ela é uma camada para onde as águas das chuvas vão e ficam armazenadas até que esse espaço fique cheio. Então essa água começa a escoar por um duto de pequena vazão instalado no telhado, ou então, se a chuva ficar muito forte, ela cai por um tubo maior.

Esse sistema tem duas vantagens no sentido de eliminar as enchentes. Primeiro ele faz a água das chuvas não cair diretamente no solo, permitindo que a vazão seja mais lenta. E segundo que ele permite a associação com um outro sistema muito útil para evitar as enchentes, que é a captação da água das chuvas. Essa água que fica debaixo da grama pode ser direcionada para uma cisterna, que faz a filtragem e então direciona o líquido para uso na construção. (Ver também: “Captação de Água das Chuvas“).

Além de evitar enchentes, o aproveitamento da água da água das chuvas também reduz o consumo de água vinda de outras fontes. Por isso é tão importante e vantajoso quanto o uso do telhado verde. Se os dois forem usados em conjunto, então, é o ideal.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *