TINTA FOSCA, SEMI-BRILHO OU ACETINADA

Você passa um tempo escolhendo as cores para pintar sua casa, e quando finalmente escolhe pensa que todos os dilemas da sua vida acabaram. Aí vem o vendedor da loja de tintas e pergunta: Tinta fosca, semi-brilho ou acetinada? E pronto, lá vêm as dúvidas de novo.

Mas não é tão complicado como parece, basta saber do que se trata cada uma delas.

tinta acetinada - ah la em casaImagem: Ah, Lá em Casa

A tinta semi-brilho é a mais brilhosa. Tem um efeito mais chamativo que pode ser interessante em alguns casos, em que se queira que a parede reflita mais as luzes, por exemplo. Sua principal vantagem é ser mais fácil de limpar e também mais resistente a algas e mofo, por exemplo, pois é mais impermeável. O ideal é que só seja usada quando a parede estiver bem lisa, pois deixa as imperfeições mais evidentes.

tinta fosca - homens da casaImagem: Homens da Casa

A tinta fosca é mais opaca e absorvente, com aspecto aveludado, por isso mancha com mais facilidade  e é mais difícil de limpar caso necessário. Mas em compensação disfarça melhor as imperfeições da parede. Por esses dois motivos associados, acaba sendo uma boa opção para as cores mais escuras, que são mais difíceis de sujar e escondem ainda mais as eventuais irregularidades na superfície.

tinta semi brilho - empreitandoImagem: Empreitando

A tinta acetinada é basicamente uma intermediária entre os outros dois acabamentos, e por isso acaba sendo uma boa opção quando a dúvida entre uma ou outra é muito grande. Ela tem um certo brilho, bem discreto,então evidencia as imperfeições mas não tanto quanto a semi-brilho, e é um pouco mais fácil de limpar do que a fosca. Ideal para paredes que não estejam muito irregulares ou quando não se quer o excesso de brilho, pois é mais elegante.

Imagem de capa: Reforma Fácil

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

16 comentários em “TINTA FOSCA, SEMI-BRILHO OU ACETINADA”

    1. Olá, Patricia. A principal diferença é que o branco fosco suja com bastante facilidade, pois é mais absorvente. Por isso pode ser melhor usar o semi-brilho. Abraços!

  1. Oi, tudo bem?
    O artigo está de parabéns!
    Mas… Peço licença para acrescentar mais dois tipos de acabamentos, que seria:
    》Aveludado
    》EggShell

    O acabamento aveludado parece com acetinado, porém, não tem nenhum tipo de brilho. Já o EggShell é um acabamento intermédio entre o acetinado e o fosco, pois não mostra os defeitos da parede. Esse conceito foi importado dos Estados Unidos, pela marca Coral da AkNozobel.

    1. Oi, Antônio, tudo bem?

      Nos Estados Unidos também tem dois tipos de acabementos mais: “matte” e “low sheen”. O “matte” é muito similar ao acabamento fosco, mas com um pouco mais de brilho. E o “low sheen” é similar, mas com ainda mais de brilho (mas não tem tanto brilho quanto o eggshell).

      Sabe vc dizer “matte” e “low sheen” no português? Procuro os termos, mas não os encontro. Parece que no Portugal se diz “o acabamento mate” e “o acabamento semi-mate”, mas eu procuro os termos brasileiros.

      Desculpe-me os meus errores. Faz pouco que estou aprendendo português.

  2. Boa tarde fiz uma pintura marmorizada com verniz maritimo brilhante so que não tem brilho ficou opaco se eu passar uma demão de verniz acrilico ficara brilhante eu acho que a lessoa ensinou errado pois usei tudo que ela mostrou e não deu efeito brilhante se alguem poder me ajudar ficafei grata lois estou muito decepcionada com o resultado desde ja obrigada

    1. Olá, Rosana! Não sei dizer o que aconteceu na aplicação que foi feita, mas um material que costuma funcionar bem para dar brilho às superfícies é a resina epóxi alto brilho. Se o verniz não funcionou, essa pode ser uma alternativa. Abraços e boa sorte!

    1. Olá, Sara! A tinta acrílica de qualidade cobre qualquer tinta sim. O que pode interferir na cobertura é a cor da parede a ser pintada. Se ela for escura ou muito chamativa, é interessante fazer uma primeira demão em branco, e somente depois fazer mais demãos com a cor nova da parede. Assim ela ficará mais fácil de ser coberta. Abraços.

  3. Vale lembrar que a acetinada não da cobertura, portanto se vc tem paredes com sujeiras e manchas precisa primeiro cobrir com tina látex e depois passar a acetinada.

      1. Olá, Luciano. Látex é um dos tipos de tinta, e não um tipo de acabamento, na verdade. Os três tipos básicos de tinta são látex, acrílica ou esmalte, e todas elas podem ter os diversos acabamentos citados no post. A tinta látex é mais simples, e a acrílica é mais resistente. Já a tinta esmalte é para madeiras e metais, principalmente. Abraços, espero ter esclarecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *