TINTA FOSCA, SEMI-BRILHO OU ACETINADA

Você passa um tempo escolhendo as cores para pintar sua casa, e quando finalmente escolhe pensa que todos os dilemas da sua vida acabaram. Aí vem o vendedor da loja de tintas e pergunta: Tinta fosca, semi-brilho ou acetinada? E pronto, lá vêm as dúvidas de novo.

Mas não é tão complicado como parece, basta saber do que se trata cada uma delas.

tinta acetinada - ah la em casaImagem: Ah, Lá em Casa

A tinta semi-brilho é a mais brilhosa. Tem um efeito mais chamativo que pode ser interessante em alguns casos, em que se queira que a parede reflita mais as luzes, por exemplo. Sua principal vantagem é ser mais fácil de limpar e também mais resistente a algas e mofo, por exemplo, pois é mais impermeável. O ideal é que só seja usada quando a parede estiver bem lisa, pois deixa as imperfeições mais evidentes.

tinta fosca - homens da casaImagem: Homens da Casa

A tinta fosca é mais opaca e absorvente, com aspecto aveludado, por isso mancha com mais facilidade  e é mais difícil de limpar caso necessário. Mas em compensação disfarça melhor as imperfeições da parede. Por esses dois motivos associados, acaba sendo uma boa opção para as cores mais escuras, que são mais difíceis de sujar e escondem ainda mais as eventuais irregularidades na superfície.

tinta semi brilho - empreitandoImagem: Empreitando

A tinta acetinada é basicamente uma intermediária entre os outros dois acabamentos, e por isso acaba sendo uma boa opção quando a dúvida entre uma ou outra é muito grande. Ela tem um certo brilho, bem discreto,então evidencia as imperfeições mas não tanto quanto a semi-brilho, e é um pouco mais fácil de limpar do que a fosca. Ideal para paredes que não estejam muito irregulares ou quando não se quer o excesso de brilho, pois é mais elegante.

Imagem de capa: Reforma Fácil

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

16 comentários em “TINTA FOSCA, SEMI-BRILHO OU ACETINADA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *