TIPOS DE AQUECEDORES PARA PISCINA

Os aquecedores para piscina podem ser de vários tipos, dependendo de qual a fonte de energia que eles usam para funcionar. As opções existentes são:

Aquecedores elétricos

aquecedores elétricos piscina
Clique aqui para ver na loja.

O aquecedor elétrico é bastante usado para esquentar a água das piscinas. Os motivos para isso são principalmente o pouco espaço que ele ocupa e também o baixo valor de instalação. No entanto, esse tipo de aquecimento gasta bastante energia, fazendo com que o gasto de manutenção seja elevado.

Bombas de calor

bomba de troca de calor piscina
Clique aqui para ver na loja.

As bombas de troca de calor também funcionam com energia elétrica, porém em menor quantidade. Isso porque elas usam o ar quente do local, transferindo seu calor para a água. Ou seja, já usam um material “aquecido”, demandando então menos energia elétrica para que a água atinja maiores temperaturas. No entanto, seu custo de instalação é elevado, maior do que o dos aquecedores elétricos. E também só nas épocas de calor existe ar quente para ser aproveitado, portanto esse tipo de aquecedor não funciona quando está frio.

Aquecedor solar

aquecimento solar piscina
Clique aqui para ver na loja.

O aquecimento das águas da piscina através de energia solar é também mais caro que o aquecimento elétrico. Ele requer a instalação de vários painéis de captação da luz solar, normalmente colocados na cobertura. A sua vantagem, no entanto, é que após instalados eles fazem o aquecimento sem precisar gastar com energia elétrica. Então acabam saindo mais baratos a longo prazo, na manutenção.

Aquecedores a gás

aquecedor a gás para piscina
Clique aqui para ver na loja.

Os aquecedores a gás, embora gastem mito gás para funcionar, acabam sendo menos onerosos do que gastar energia elétrica, que é mais cara. E o preço costuma ser intermediário, ou seja, nem o mais caro nem o mais barato de todos os tipos de aquecedor para piscina. Porém o aquecedor a gás precisa de um espaço grande para ficarem guardados. Essa área precisa ser fechada e ao mesmo tempo ter algum tipo de ventilação, como portas vazadas por exemplo. Além disso, para que possam ser usadas é preciso obter a liberação por parte dos bombeiros.

Aquecimento à lenha

Aquecer a água da piscina com aquecedores a lenha é uma opção pouco vantajosa. O motivo é que, embora o custo de aquisição seja baixo, tanto o custo como a mão de obra de manutenção são complicadas. É preciso comprar e abastecer o sistema com lenha constantemente para que ele funcione, em um lugar separado e que tenha um duto de exaustão. E junto com isso, existe também a questão ambiental, já que o uso e a queima da lenha são prejudiciais para o meio ambiente.

Clique aqui para ver na loja todos os tipos de aquecedor para piscina.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *