TIPOS DE GRAMA SINTÉTICA

A grama sintética pode ser uma boa opção para substituir a grama natural nos jardins, para evitar a necessidade de manutenção. (Saiba mais sobre a diferença entre a grama sintética e a grama natural aqui).

Mas existem vários tipos de grama sintética no mercado, além de várias marcas, então pode surgir uma certa confusão.

grama sintética softgrass para jardimImagem: Grupo CR – Softgrass

Tipos de grama sintética

Para ajudar a escolher a grama sintética, entenda quais são os principais pontos a serem analisados, e entenda as diferentes nomenclaturas:

As gramas sintéticas que mais parecem grama

Existem gramas sintéticas com uma única cor ou com duas cores. As que têm duas cores (bicolores) são as mais realistas quando comparadas com a grama natural. Elas têm uma mistura da cor verde com a cor palha, que fica parecendo as partes mais secas do gramado natural.

grama sintética garden grassImagem: Garden Grass

É por isso que esse tipo de grama sintética é mais recomendada para o uso em jardins. Além da cor mais realista, os modelos de grama indicados para jardim costumam ter também fios mais longos (de 25 a 30mm) e mais finos, por isso ficam ainda mais confortáveis e realistas.

gramado sintético para jardim - playgramaImagem: Playgrama

Marcas e nomenclaturas

As diferentes marcas de grama sintética têm nomes diferentes para cada linha oferecida. Isso pode confundir na hora da escolha. Dependendo da marca, a grama mais realista, com duas cores e fios mais finos, recebe o nome de “Garden Grass” ou de “Soft Grass”, por exemplo. Mas os termos são muitas vezes usados equivocadamente. Algumas vezes o termo softgrass é usado para se referir a gramados sintéticos de forma geral, ou a qualquer gramado com fios mais finos. Então é importante saber do que o vendedor está falando quando usa essas palavras.

Veja outros nomes que também se referem ao tipo de gramado sintético, de acordo com o tamanho e forma dos fios:

  • Grama sintética fibrilada: É quando os fios da grama têm riscos em toda a sua extensão, parecendo fibras. Por parecer um pouco mais com folhas, esse tipo de grama parece um pouco mais com a grama natural, embora não tanto quanto a bicolor.

grama sintética fibriladaImagem: Playgrama

  • Grama sintética crimp: Esse é um tipo de grama com os fios retorcidos. Fica mais compacta, por isso é usada em campos de futebol ou outros locais onde sejam realizados exercícios físicos. A forma retorcida impede que os fios enrosquem ou sejam puxados ao correr.

grama sintética esportivaImagem: Playgrama

  • Grama sintética com fita plana: Nome dado à grama sintética com fios lisos, sem fibras nem formato retorcido. Sua largura é maior do que os fios do tipo “soft”, por isso seu visual é menos leve e menos parecido com grama natural.

grama sintética lisaImagem: Playgrama

Altura da grama sintética

As gramas sintéticas podem ter várias alturas, normalmente entre 10 e 30mm (equivalente a 1 a 3cm). As alturas mais comuns são a de 12 a 20mm nas gramas sintéticas fibriladas, retorcidas ou planas, e de 25 ou 30mm nas versões para jardim. Quanto mais alta, mais confortável ao toque.

Material da grama sintética

A grama sintética é constituída por uma base preta plástica e permeável. Os fios que imitam a grama são presos a essa base, e podem ser de polietileno, polipropileno ou nylon. O material mais comum é o polietileno, e é também o mais confortável.

grama sintética

Qualidade da grama sintética

Além do visual e da textura, outros itens a serem analisados na grama sintética são a resistência e o conforto. Algumas marcas e modelos resistem mais a altas temperaturas, impedindo que a grama sintética esquente muito. Então essa é uma questão a ser verificada com o vendedor na hora da compra.

E outro fator importante é a durabilidade do material. Alguns têm fios que se soltam com facilidade da base, enquanto outros ficam bem presos. E isso interfere diretamente na sua durabilidade, especialmente em locais com mais movimento. Por isso o ideal é ver uma amostra do material antes de comprar, ou adquirir de marcas conhecidas.

Clique aqui para ver grama sintética na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *