TIPOS DE PISO VINÍLICO

Existem vários tipos de piso vinílico, e isso faz surgir uma certa confusão sobre as características desse material, já que de um tipo para outro os resultados são bem diferentes.

De forma geral, todos os pisos vinílicos têm textura e temperatura agradáveis, pois têm o mesmo material como base, e tem muitas opções de cores e desenhos, sendo portanto um piso versátil e que sempre tem uma opção que se encaixa com o ambiente.

piso vinílico que imita madeiraPiso vinílico que imita madeira – Imagem: ePiso

Entenda as diferenças entre os vários tipos de piso vinílico, para escolher o melhor para cada situação:

Piso vinílico em manta

O tipo original de piso vinílico, e também o mais simples e mais barato. Pode ser instalado até sobre pisos existentes, caso o piso de baixo esteja bem liso, sem irregularidades. A sua desvantagem é que sua textura é bem macia, o que o deixa pouco resistente a furos e cortes feitos por pés de móveis ou até saltos de sapatos muito finos. Mas pode ser uma boa opção para quartos infantis ou brinquedotecas, onde é interessante que o piso não seja tão rígido. Seu acabamento é liso, mesmo quando existem desenhos imitando outros materiais, como madeira por exemplo.

Piso vinílico em placas

Versão rígida e fina do piso vinílico, ainda bem econômica e de fácil manutenção, que resolve a questão da maciez e pouca resistência a furos, mas mantém o acabamento liso e simples, sem texturas. Por ser rígido, pode ser levemente quebradiço, se for instalado em locais com algum tipo de buraco ou imperfeição no piso, ou se sofrer algum tipo de choque muito forte de algum objeto.

Piso vinílico em réguas flexíveis coladas

O revestimento vinílico em réguas é flexível, sendo então mais totalmente resistente a choques, sem ser tão macio como a manta, e por isso imune a furos. É então a solução para as vulnerabilidades dos tipos anteriores, além de ter um acabamento melhor, com texturas ao invés de apenas desenhos. E mesmo assim não é um material muito caro, especialmente quando comparado a outros pisos como o de madeira natural, por exemplo, e quando considerada sua resistência,  durabilidade, facilidade de manutenção e ótimo aspecto.

Piso vinílico em réguas flexíveis encaixadas

O piso conhecido como “Click” ou “clicado” é uma versão muito parecida com a de placas rígidas coladas, com a diferença de ser instalado sem cola, apenas com um sistema de encaixe entre as peças. Isso confere ao piso, além da resistência e da textura agradável, maior versatilidade e melhor acabamento, já que ele pode ser reutilizado eventualmente em outro local, tem instalação muito rápida, que dispensa secagem, e não corre o risco de descolar do piso caso exista alguma imperfeição ou movimentação. O preço é maior do que o da versão colada no chão, mas ainda assim é menor do que muitos outros materiais.

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

15 comentários em “TIPOS DE PISO VINÍLICO”

  1. Ótimo artigo e resposta. Usei tarket no corredor do meu prédio, já há uns três anos ou mais, e está perfeito.

  2. Olá! Verifiquei preços muito bons da marca Tarkett, linha residence… é confiável?

    Para um apartamento com cachorro pequeno o mais indicado seria o do tipo manta?

    Obrigada!

    1. Olá, Caroline! O piso vinílico em manta é bastante econômico e é confortável, porém não é muito resistente a rasgos. Se seu cachorrinho for apenas andar sobre ele tudo bem, e é inclusive um piso fácil de limpar, mas se ele tiver o hábito de cavar, por exemplo, o piso pode ser danificado. Também não é indicado arrastar móveis sobre ele. O piso vinílico em placas, com sistema click (de encaixar sem precisar colar) ou de colar são bem mais resistentes, e também são confortáveis e fáceis de limpar. Mas também são mais caros do que o piso em manta, especialmente o click. E a marca Tarkett é boa sim, bem conhecida no mercado de pisos vinílicos. 🙂 Abraços, espero ter ajudado!

  3. Olá, gostaria de saber se o piso click é aconselhável aplicar por cima de outro piso (piso de cerâmica)?
    Obrigada!

    1. Olá, Marcelle! O piso click pode ser colocado por cima de outros pisos sim, inclusive o piso de cerâmica. É preciso apenas que as placas cerâmicas não estejam soltas ou quebradas, e que esteja tudo nivelado. Um aplicador de piso vinílico pode verificar o local e confirmar se está tudo em ordem para colocar o novo piso por cima do existente. Abraços!

  4. Por favor qual piso vinílico é mais resistente, o liso ou rústico?
    O rústico tende a acumular mais sujeitas?

    1. Olá, Rosangela! A resistência do piso vinílico tem principalmente a ver com o fato de ser em manta, em placas ou em réguas. Desses três tipos, o mais resistente é o em réguas. E nesse caso o acabamento pode ser liso ou texturizado. A diferença é apenas o visual, que é mais interessante nos texturizados no caso da madeira, por exemplo, pois fica mais realista. E quanto à limpeza, os veios no material são muito rasos, portanto não acumulam muita sujeira. Ao passar um pano úmido fica tudo limpinho. Abraços!

    1. Olá, Sara. Em uma instalação bem feita não é para acumular sujeira não, pois as réguas se encaixam lateralmente umas às outras sem deixar vãos, e na parte de baixo o vínilico click é encostado no pios anterior, mesmo não sendo colado. Abraços!

  5. BOA NOITE QUAL SERIA O PISO VINÍLICO MAIS IDEAL PARA SER COLOCADO EM UMA COZINHA ?

    1. Olá, Priscila! O piso mais vinílico mais resistente é o do tipo “click”, que é apenas encaixado e não colado no chão. É um pouco mais caro mas pode ser uma boa escolha para a cozinha, caso queira uma opção sem problemas de manutenção. Mas de qualquer forma não é aconselhado molhar o piso vinílico diretamente, apenas com pano úmido. Abraços!

  6. boa noite estou montando um projeto para abrir uma academia. tenho um local e preciso aproximadamente 450m2 de piso viniculo. qual a especificação mais adequda para academia?
    no local o piso não é 100%, o que tenho que fazer para fazer a aplicação do viniculo?

    1. Olá, Neemias! A área é grande, mas se for possível o ideal seria usar o piso vinílico do tipo click, que é mais resistente. Ele não é colado no chão, por isso se molda melhor às movimentações e também às irregularidades do piso existente. Mas se as irregularidades forem muito grandes pode ser que seja necessário consertar algumas partes do piso antes de colocar o vinílico, por isso é essencial que um instalador veja o local antes da compra do material, para lhe orientar. Abraços!

  7. O preço do vinílico depende muito da sua espessura, acho até que essa medida define o tempo de garantia, como posso definir a espessura do vinílico a ser adquirida ?

    1. Olá, Marcio! Cada marca costuma trabalhar com espessuras definidas, e marcas como a Tarkett ou a Durafloor têm boa qualidade, boa espessura. O tipo de piso vinílico click, que é o de encaixar ao invés de colar é o que apresenta melhor desempenho. Abraços, espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *